Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 22 de março de 2015

Mais uma vez pelas escolas


Nos passados dias 13 e 19 e a pedido da Porto Editora, estive em várias escolas com o livro Ciência para meninos em poemas pequeninos.
No dia 13 estive em Aradas, Aveiro. Estavam previstas quatro  sessões, duas de manhã e duas de tarde, mas duas das escolas fecharam por causa da greve.
Reorganizado o programa fiz duas sessões de manhã, em escolas diferentes. Em ambas tive alunos do 1º ao 4º ano, pois face à crise demográfica que o país atravessa há cada vez menos alunos. Numa das escolas havia apenas 4 alunos de 1º ano.  Por tudo isto,  voltou-se à situação de um professor com mais que um nível.
Os alunos estiveram muito participativos,   em particular na primeira escola. Não mostravam qualquer interesse em abandonar a sala,  não aparentavam o mínimo enfado, antes pelo contrário,  pelo que a sessão se alongou. Chegámos à 2ª escola com meia hora de atraso que compensámos ficando um bocadinho até mais tarde.Em representação de uma das turmas, duas meninas (Carina e Fátima, se a memória não me falha) vieram entregar-me uma flor feita com papel de lustro de  quatro cores, que fecha e abre, conforme tento mostrar a seguir.


                                                  
No dia  19, estive com alunos de  três escolas de Castelo de Paiva: Serradelo, Casal da Renda e Sobrado. Aguardavam-me não  só professores e elementos da Biblioteca  como também da Junta de Freguesia e da Câmara, nomeadamente o vereador da cultura, com os quais almocei. Uma vitela deliciosa....
As duas primeiras sessões (às 10  e às 11h)  foram nas respetivas escolas e a terceira, às 14 h,  foi na Biblioteca de Castelo de Paiva um edifício novo com bastante luz.


Em todas as sessões, os alunos estiveram muito empenhados, todos queriam ler e  intervir                                                       

Como recordação, para além do carinho com que fui tratada e do entusiasmo  das crianças, a medalha do município


No dia 20 estive na Escola da Estação em Valongo, a convite da escola.
Fiz três sessões com as crianças que tinham sido muito motivadas para a visita.

Numa das sessões as crianças, juntamente com a professora, começaram por ler o poema poesia, um dos poemas do livro  e, de seguida,  leram uma nova versão feita com textos seus.

A artista plástica Cláudia Moreira, que eu desconhecia, mas que faz uns trabalhos interessantes em papel, nomeadamente As Marias, tinha estado na escola a dinamizar, com as crianças do 1º ciclo, uma workshop sobre bonecas de papel. O tema era a poesia e por isso as crianças fariam as bonecas alusivas a autores que escolhessem. Fizeram  várias que vão  passar  pelas escolas do agrupamento, numa itinerância que  terminará na Biblioteca de Valongo. 
Tive a sorte de ser uma das autoras escolhidas. Aqui está a minha Maria O vestido reproduz a capa do livro Ciência para meninos em poemas pequeninos onde foram inseridos os títulos dos poemas.


Os professores têm o privilégio de lidar com gente nova  por isso tendem a  manter uma mente jovem-, referiu uma vez Augusto Abelaira num entrevista (as  palavras não terão sido exatamente as que escrevi mas o sentido era precisamente o mesmo).
Penso nessa frase muitas vezes, nomeadamente quando vou a escolas donde saio "rejuvenescida"...


2 comentários:

  1. Tu é que rejuvenesces as crianças :)

    Parabéns!
    As flores são deliciosas!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.
    Já tenho referido várias vezes que admiro estes professores que, apesar do desrespeito por parte do ME e não só, continuam com um entusiasmo contagiante.
    Claro que nem todos, mas sempre assim foi....
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar