No passado dia 24 de Fevereiro e a propósito do livro Breve História da Química, estive com as turmas de 7ºano na Escola Básica D. Pedro I, em Canidelo,
Quase todos os anos visito este agrupamento, a convite da professora Cristina Santos que, muito gentilmente, me vem buscar e trazer a casa. Desta vez, um imprevisto de última hora não lho permitiu.Veio buscar-me um elemento da direção, que já me conhecia de idas anteriores. Às 14 h 30 min teria início a sessão
Aguardava-me uma comunidade escolar (alunos, professores, funcionários) muito gentil e uma surpresa....
Numa atividade interdisciplinar, foi preparada a encenação do texto pelos alunos. As fotos a seguir mostram momentos da atuação com que me presentearam.
Muito empenhados nos respetivos papéis ou atentos às atuações dos colegas, os alunos portaram-se muito bem.
Após a apresentação, conversei com eles e fiz algumas experiências. Muito participativos, sempre a querer intervir, a sessão foi-se alongando e o entusiasmo mantinha-se. Foi extraordinariamente gratificante não só pelas intervenções dos alunos mas também por ver que, apesar do desrespeito com que o Ministério trata a educação e muito em particular os professores, ainda há muitos que se empenham por construir uma escola diferente
A terminar a sessão, uma psicóloga do agrupamento fez uma breve intervenção a propósito da Madame Curie, pela qual nutre uma grande admiração.
Foram mais de 2h de convívio.
A dada altura uma das professoras de Física e Química disse-me.
No regresso eu levo-a porque já sei que mora para os lados da Constituição e eu também mora nessa zona. Perguntei-lhe onde morava e qual não foi o nosso espanto quando nos apercebemos que moramos na mesma rua e já há vários anos...Acresce que esta colega é de uma simpatia e de uma disponibilidade extrema. pelo que temos trocado vários "mails" . Foi precisamente essa colega que me enviou as fotos desta mensagem.
Continuando o périplo...
Na passada terça feira fui à escola EB1 e J1 da
Prosela, na Maia, para duas sessões com crianças. Na primeira estiveram
presentes a pré-primária e o 1º ano e na segunda, os outros três anos da
primária.
Para além de professores, alunos e
funcionários, aguardavam-me também a
Presidente da Associação de Pais, o Presidente da Junta e o Presidente da
Assembleia de Freguesia, o que achei um pouco invulgar. Mas rapidamente me apercebi
da interligação forte entre as várias instituições. A escola tem uma
dinâmica muito interessante que, segundos os professores, só é possível porque existe essa interligação.
Iniciou-se cada sessão com intervenções dos
alunos que, desde os mais pequeninos até aos maiores, leram poemas que tinham
trabalhado na aula.
Mais uma vez foi evidente o empenho dos
professores . Para eles todo o meu apreço.
Seguidamente fiz uma intervenção, como
sempre acompanhada de experiências “mágicas” que explorei com os alunos. Houve ainda tempo para colocarem questões
As
crianças, genericamente, portaram-se muito bem.
No fim fui presenteada com um “dossier” com trabalhos dos alunos
relativos a alguns dos poemas explorados. As fotos abaixo mostram a capa e trabalho, um por cada nível .
Pré primária
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
Recebi também um marcador de alunos do 2º ano e um conjunto de quatro calendários que variavam apenas na foto da turma
Na sessão de autógrafos duas crianças aproximaram-se e cada uma me entregou um presente pessoal. Um deles é o que corresponde à imagem que segue.
No outro, dentro de um envelope feito e pintado pelo aluno tinha um desenho, um pequeno texto e um bonequinho plástico
O que seria do mundo sem as crianças?
Regressei
a casa para almoçar, cerca das 14h. Vinha feliz.
No dia seguinte fui a uma escola pertencente
a um agrupamento de escolas de Penafiel. De construção relativamente recente, a
escola tem um ar agradável.
A sessão começou por volta das 14 h 30 min
num pavilhão com condições acústicas muito deficientes. Estavam presentes
crianças do pré-primário até ao 4º ano, inclusive.
Também aqui as crianças intervieram logo no
início e de acordo com o nível etário. Leram poemas coletiva e individualmente
e a turma de 4ºano tocou e cantou um poema do livro Ciência para meninos em poemas pequeninos, poema que foi musicado
pelo professor de música.
As más condições acústicas dificultaram por
vezes a percepção das intervenções. Por outro lado, teria sido melhor fazer não
uma mas duas sessões, uma com JI e 1ºano, outra com os demais alunos. Referi isso à Diretora que concordou. Na próxima...
Seguidamente fiz uma intervenção, algumas
experiências e passou-se à sessão de autógrafos.
O ambiente foi muito agradável. Fui muito
bem recebida por professores, alunos e funcionários. No final tinha à minha
espera um lanche preparado com muito carinho.
Ficaram de me enviar fotos, quer desta
sessão, quer da do dia anterior. Colocá-las-ei
logo que cheguem
A terminar, queria dar a conhecer a aldeia Quintandona . O senhor que me acompanhou à escola, muito gentilmente, fez um desvio para me mostrar essa aldeia que eu não conhecia
A vida continua e tu a dar cartas na educação e ainda mais na motivação dos jovens. Tenho pena de não ter sido tua aluna. Parabéns pela tua vitalidade e generosidade. Bjo
ResponderEliminarTambém eu gostaria de ter sido tua aluna. Por certo dominaria bem melhor a língua inglesa,,
EliminarSe estas atividades não me dessem muito prazer, não as faria, o que significa que a generosidade não é assim tanta...
Quanto à vitalidade reconheço que ainda estou muito bem.
Ab
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarGostei de te ver na fotografia que pude aumentar suficientemente no iPad. O meu cabelo está do tamanho do teu, mas branco do tipo que os ingleses designam de "salt and pepper"! Um abraço
ResponderEliminarD.
O meu cabelo só não está branco porque o pinto..
EliminarSabes que fiz o "teu" bolo também com limão Ficou uma delícia. Acompanhado de gelado de limão é o "must".
Ab
Regina
Muito obrigado pela sua disponibilidade. A sua visita à nossa escola será lembrada com muito carinho, pois conseguiu cativar-nos (aos alunos e professores) com o seu livro e com a sua presença.
ResponderEliminarOs alunos ainda hoje falam do dia em que nos visitou - falam das experiências e como as reproduziram em casa com os pais.
Muito, muito obrigado e até breve.