Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


Curriculum Vitae


Regina Gouveia nasceu em Outubro de 1945. Em 1952 iniciou a escola primária na aldeia de Parada, concelho de Alfândega da Fé, e concluiu-a na escola do Loreto em Bragança. Foi ainda em Bragança que fez todo o Ensino Secundário (no então Liceu Nacional). Em Julho de 1967 concluiu, na Universidade do Porto, a licenciatura em Físico-Químicas e em 1995, na Universidade de Aveiro, o Mestrado em Supervisão.




Em Setembro de 2006 passou à situação de aposentada, após 39 anos de docência no Ensino Secundário, tendo sido orientadora de estágio durante 22 anos e tendo, em regime de acumulação, colaborado com o Ensino Superior , em particular e de 1999 até 2006, com o Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Em 2005, no âmbito do Ano Internacional de Física, recebeu o prémio Rómulo de Carvalho e foi condecorada pelo Sr. Presidente da República com a comenda da Ordem da Instrução Pública.

Foi responsável pelo curso de Física na Universidade Popular do Porto, consultora do Centro Interactivo de Ciência Rómulo de Carvalho(CIRC), criado no âmbito do programa Ciência Viva e colabora com Escolas e Bibliotecas divulgando a ciência e a poesia, junto dos mais pequenos.

Tem feito várias comunicações na Interface Ciência e Poesia, para público adulto



Dedica-se ainda a outras actividades tais como:
A escrita

Embora escreva já há bastante tempo, nomeadamente artigos no âmbito da Didáctica da Física e da Química, só em 2000 publicou o 1º livro. Os livros já publicados são:


·         Se eu não fosse professora de Física. Algumas reflexões sobre práticas lectivas -didáctica
·         Reflexões e Interferências - poesia
·         Estórias com sabor a Nordeste - ficção
·         Magnetismo terrestre – poesia
·         Entre Margens -poesia
·          Era uma vez ….ciência e poesia no reino da fantasia - poesia infantil (Campo das Letras  2006, e 2008, Palavras e rimas, 2013)- recomendado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (Ler +).
·          Ciência para meninos em poemas pequeninos - poesia infantil (Gatafunho 2009 e2010, Porto Editora, 2014)e recomendado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (Ler +).
·         Pelo sitema solar vamos todos viajar, poesia infantil, editado em 2010, recomendado no âmbito do programa Ciência Viva
·         Breve História da Química, peça de teatro infanto-juvenil editado em Julho de 2011 recomendado no âmbito do programa Ciência Viva
·         Participou por concurso ou convite em diversas publicações e antologias
·         Ø Tem vários livros para publicação.


Obteve já cinco primeiros prémios, um terceiro prémio e duas menções honrosas no âmbito da poesia e um segundo prémio e duas menções honrosas no âmbito da ficção. Foi classificada em 2º, 3º, 4º 7º lugares em concursos internacionais (ver página Actividades na escrita)



A criação de adereços

Iniciou em 1998 a actividade que exerce como autodidacta. Participou em quatro exposições individuais (ver página Criação de Adereços).



A pintura

Em Novembro de 2006 inscreveu-se na escola UTOPIA e a partir daí tem feito alguns trabalhos. Participou já em várias exposições individuais e colectivas (ver página Actividades na pintura)



Outras actividades

Desde 2008 dedica uma manhã semanal ao voluntariado no Hospital Geral de Santo António e colabora como voluntária com escolas, bibliotecas e outros espaços culturais


9 comentários:
1.     http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Bom Dia Regina!

Fiquei deliciada com um livrinho oferecido pelo Ministério da Educação à minha filha que é aluna do 5º ano no Colégio do Amor de Deus em Cascais. O livro é escrito por si! Ciência para meninos em poemas pequeninos.

Obrigada por tê-lo escrito!!!
Sou professora de Ciências da Natureza de 5º e 6º ano e de Físico-química de 7º.
Amanhã já vou entregar o poema da gotinha de água juntamente um trabalho que vou fazer com os 5º anos pelo dia 1 de Outubro - Dia Mundial da água!!
Gostava muito de poder conversar consigo e pedir-lhe conselhos e idéias.
Fiquei entusiasmadíssima com tudo o que vi e li no seu blogue!!!

O Meu nome é Inês Gonçalves o mail é icrag@netcabo.pt

Obrigada
Inês Gonçalves
2.     http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Obrigada colega Inês.
Terei muito gosto em conversar consigo
Vou enviar-lhe um e-mail
Regina Gouveia
3.     http://3.bp.blogspot.com/_aFcod1OcZSQ/TM3K7Z9-bTI/AAAAAAAAAEE/rdyu8NXMCGo/S45-s35/HPIM1660.jpg
Muito boa tarde, Professora Regina Gouveia!

Acabei de ler um "post" seu, acerca da Educação em Portugal, publicado no "De Rerum Natura", blog que costumo seguir, e deste modo (felizmente) tomei conhecimento deste seu blog e da sua experiência de vida. Apenas conhecia o seu nome, de vê-lo em livros de Ciência/Poesia para os mais novos. Desde já, os meus parabéns!

Gostaria de entrar em contacto consigo, uma vez que "encaixa que nem uma luva" num projecto que tenho em mente, mas não encontro o seu endereço electrónico no seu blog. Assim sendo, deixo o meu para o caso de estar interessada em entrar em contacto comigo: jpcalafate@gmail.com

Os meus melhores cumprimentos,

João Pedro Calafate (Jovem professor de Matemática e Ciências da Natureza do E.B.)
4.     http://1.bp.blogspot.com/_i7RwEMWst08/TJuDohUZrZI/AAAAAAAAAAo/k-2nRWxgkFY/S45-s35/foto%2BAP.JPG
Cara Senhora Professora Regina Gouveia

Sou comunicador de ciência e coordenador de um projecto designado genericamente por “Ciência e Tecnologia na Imprensa Regional Portuguesa”. Tenho o maior interesse em entrar em contacto consigo para lhe apresentar o projecto que visa aumentar a publicação de conteúdos de ciência e tecnologia na imprensa local e regional. Ficar-lhe-ei muito grato se tiver a disponibilidade e gentileza em me enviar uma forma de entrar em contacto consigo.

Os meus melhores cumprimentos

António Piedade
5.     http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Sra Regina Gouveia.
Por gentileza, preciso entrar em contato contigo para solicitar autorização para uso de um texto do livro Magnetismo Terreste em um livro didático. Poderia nos enviar um email informando qual o procedimento necessário. Os emails que lhe enviamos retornaram. claudiammoreira@gmail.com
Muito obrigada.
6.     http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Parabéns,tens um percurso riquíssimo
um abraço
da Graça Velasco
7.     http://img1.blogblog.com/img/blank.gif
Parabéns pela sua obra! Teríamos todo o interesse em recebe-la no nosso colégio para apresentação da sua obra "Ciência para meninos em poemas pequeninos".
Obrigada!

https://www.facebook.com/valedospintassilgos/
8.     http://4.bp.blogspot.com/-M_4eJpxP87k/Wjg2pRv8vnI/AAAAAAAAKiY/WcnjeqTnZccy8M4x5kAwoxExABVBnerQACK4BGAYYCw/s35/011.JPG
Registro a minha visita e a satisfação de conhecer o blog. Pela Arte, o mundo fica pequeno, e cabe na palma da mão. Melhor, cabe no coração de cada SER SENSÍVEL. Parabéns pelo blog e pelo material que coloca a Ciência e a Arte de mãos dadas. GERALDO REIS - bLOG: O SER SENSÍVEL. 07/01/2018
1.      http://1.bp.blogspot.com/_7CUXnnTJP90/TJ-sU2-85gI/AAAAAAAAAkg/9GklTcW4Fys/S45-s35/regescariz.JPG
Caro poeta
Só hoje li a sua mensagem. Não sei como, a página de abertura deste blogue, passou a ser esta, em vez da página principal, erro que estou a tentar corrigir. Isto para explicar que habitualmente não abro esta página do currículo que nem sequer está atualizada. Obrigada pelas suas palavras. Apareça, mas se possível, através da página inicial.
Saudações poéticas
Regina Gouveia


1 comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderEliminar