- O que é a Ciência
- Ensino das Ciências
- Análise e tratamento de dados experimentais
- Ensino da Física
- Ensino da Química
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Ensino Experimental das Ciências, um guia para professores do ensino secundário
Tal como aqui anunciei há uma semana, na passada 5ª feira, no
Departamento de Física da FCUP, foi
apresentado pela Professora Drª Helena Caldeira (UC), o livro Ensino Experimental das Ciências, um
guia para professores do ensino secundário (Física e Química).
Encontrei amigos, antigos colegas e antigos estagiários, professores do Departamento de Física com quem tive o privilégio de trabalhar em diferentes situações e, obviamente, apresentadora e autores.
Conheço a apresentadora e três dos autores, já há largos anos. Sei do seu
profissionalismo, do seu empenho, da sua dedicação
e da sua competência . Bastaria o seu nome para eu aconselhar o livro, mesmo
sem o ler.
Mas quis lê-lo antes de aqui o referir .
Para além do prefácio, da autoria da apresentadora, e de uma breve introdução feita pelos autores,
o livro desenvolve-se em cinco capítulos:
Do prefácio, extraio dois excertos dos últimos parágrafos
Revi-me neste livro pois tentei implementar ( não sei se o
teria conseguido) um ensino da Física e da Química, tal como aqui é defendido.
Parabéns aos autores e, apesar de não mandatada para o
fazer, deixo um muito obrigada em nome
dos professores de Física e Química do ensino secundário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais do que a teoria tb é a prátic que me fascina e sempre me levou a progredir. Emboras as línguas não sejam como a Ciência, a prática é essencial para se aprender e por isso é tão importante o professor dar lugar ao aluno e o TT (Tempo do Professor) ser mais curto do que o ST (tempo do aluno). Se tivesse tido um ensino experimental a Física talvez não tivesse tido tanta dificuldade, embora o meu problema não fosse compreender, mas fazer as contas com fórmulas.
ResponderEliminarParabens
Embora neste momento a minha função já não seja ensinar, vou comprar o livro para reconhecer os erros qoe porventura cometi e poder aconselhar se alguém me pedir uma opinião.
ResponderEliminarUm beiji.
E aqui cometi já dois erros.
ResponderEliminarNa 3ª linha "que"
Na última "beijo"