quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Tragicomédia
Querem que eu dê aulas?
Este é o título de uma mensagem da autoria de Helena Damião colocada há pouco em De Rerum Natura eque não resisto a colcar neste blogue, bem como o comentário que já foi colocado
Texto de Helena Damião
Retrato fiel da tragicomédia do ensino acabado de chegar à minha caixa de correio.
Faço projectos, planos, planificações;
Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;
Escrevo actas, relatórios e relações;
Faço inventários, requerimentos e requisições;
Escrevo actas, faço contactos e comunicações;
Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;
Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;
Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;
Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;
Participo em actividades, eventos, festividades e acções;
Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;
Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;
Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;
Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;
Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;
Redijo ordens, participações e autorizações;
Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;
E mais actas, planos, projectos e avaliações;
E reuniões e reuniões e mais reuniões!...
E depois ouço, alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores, observadores, secretários de estado, a ministra e, como se não bastasse, outros professores, e a ministra!...
Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;
Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;
Averiguo, estudo, consulto, concluo,
Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,
Educativas, pedagógicas, comportamentais,
De comunidade, de grupo, de turma, individuais,
Particulares, sigilosas, públicas, gerais,
Internas, externas, locais, nacionais,
Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?
Que eu dê aulas!?...
Comentário
Anónimo disse...
Tenho tantas saudades do tempo em que as curiosidades que surgiam nas aulas me levavam a pesquisas que davam origem a aulas interessantes e criativas. Aprender a trabalhar mal foi horrível e ainda custa muito. Os livros que temos são péssimos e a ausência de tempo impede-nos de procurar material fidedigno e a trabalhar a informação a nível pedagógico. É muito esquisito.
E eu termino: "Sem comentários"
Este é o título de uma mensagem da autoria de Helena Damião colocada há pouco em De Rerum Natura eque não resisto a colcar neste blogue, bem como o comentário que já foi colocado
Texto de Helena Damião
Retrato fiel da tragicomédia do ensino acabado de chegar à minha caixa de correio.
Faço projectos, planos, planificações;
Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;
Escrevo actas, relatórios e relações;
Faço inventários, requerimentos e requisições;
Escrevo actas, faço contactos e comunicações;
Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;
Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;
Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;
Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;
Participo em actividades, eventos, festividades e acções;
Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;
Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;
Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;
Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;
Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;
Redijo ordens, participações e autorizações;
Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;
E mais actas, planos, projectos e avaliações;
E reuniões e reuniões e mais reuniões!...
E depois ouço, alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores, observadores, secretários de estado, a ministra e, como se não bastasse, outros professores, e a ministra!...
Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;
Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;
Averiguo, estudo, consulto, concluo,
Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,
Educativas, pedagógicas, comportamentais,
De comunidade, de grupo, de turma, individuais,
Particulares, sigilosas, públicas, gerais,
Internas, externas, locais, nacionais,
Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?
Que eu dê aulas!?...
Comentário
Anónimo disse...
Tenho tantas saudades do tempo em que as curiosidades que surgiam nas aulas me levavam a pesquisas que davam origem a aulas interessantes e criativas. Aprender a trabalhar mal foi horrível e ainda custa muito. Os livros que temos são péssimos e a ausência de tempo impede-nos de procurar material fidedigno e a trabalhar a informação a nível pedagógico. É muito esquisito.
E eu termino: "Sem comentários"
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Ainda ontem,sem esta intensidade e determinação ,eu perguntei o mesmo ao meu genro.Apenas disse isto."E ainda podes ser professor"?
ResponderEliminarQue país triste!
Um beijo,Regina.
Já há muito que o ensino degenerou em papelada, em que infelizmente muitos professores se revêem e da qual se servem para encher currículos. Lembro-me que quando tive de fazer o exame do 8º escalão, fiquei estarrecida pois não guardara papelada nenhuma relativamente a cursos, reuniões, sessões, projectos, etc que fizera durante os anos com os alunos e com colegas. Não tinha NADA! Levei dias e dias a recuperar algo do que tinha construido nas escolas de província, em Lisboa e no Porto.
ResponderEliminarPenso que dar aulas é a única coisa que gostei a sério na minha profissão, embora fizesse mais de 50 sessões para professores durante vinte anos.
Também gostei muito de produzir materiais e de escrever manuais, talvez porque tinha fé de que eles ajudavam os alunos e colegas. Ainda hoje me falam deles. Numa língua estrangeira, não é fácil arranjar livros bons. Sei que os meus eram criativos e motivadores. Usei-os durante anos.
Quanto aos relatórios, avaliações, curriculos, reuniões de escola, aulas de apoio , e tudo o que vem por acrescimo...abominei-os. E sinto-me feliz por não ter de fazer mais nada...
Bjo e felicidades para a tua expo!