Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....

Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Após mais um interregno....

Na penúltima mensagem referi que iria estar ausente de 3 a 15 de Dezembro, dia em que regressando do Brasil chegaria a Portugal, para à tarde estar a cantar na Sé com o coro da União das Freguesias do Centro Histórico. Ainda não tive tempo de escrever as duas mensagens que pretendo escrever sobre esses dois “temas”.   Hoje vou escrever sobre a minha recente ida a Penedono….
Há cerca de três anos,  filhos e noras ofereceram-nos um voucher para um fim de semana
O meu marido não mostrou grande interesse, o tempo foi passando e só me recordei do voucher quando, em 2019, nos ofereceram um outro. Lembrei-me então do primeiro, tentei encontrá- lo  mas não o achei. Em Agosto passado, na aldeia, ao arrumar uma estante encontrei-o, só que já tinha terminado a validade. Ao encontrá-lo “negociei” com  o meu marido no sentido de utilizarmos o novo voucher já que tínhamos perdido a oportunidade de usar o 1º . Foi assim que decidimos visitar as aldeias de xisto na Lousã, visita da qual  em Outubro,  fiz aqui no blog, um breve relato https://docaosaocosmos.blogspot.com/2019/10/ferias-e-ambiente.html

Ao referir à  senhora responsável pelo alojamento na  Lousã, que tinha perdido a oportunidade de usar o voucher anterior, a mesma aconselhou-me a contactar o LIFECOOLER. Assim fiz e o voucher foi revalidado até 31 -01-2020.

Mas, tal como da primeira vez, o meu marido não mostrou interesse e o tempo foi passando. No dia 26 de Janeiro liguei à minha amiga Fátima Moreira, que costuma viajar connosco quando fazemos viagens ao estrangeiro e perguntei-lhe se queria ir comigo. Ficou toda entusiasmada (adora viajar mas o marido raramente vai, por isso costuma viajar connosco). Deixou ao meu critério a escolha e quando lhe sugeri Penedono disse-me que há imenso tempo andava com vontade de conhecer o local. Fui logo pesquisar as hipóteses no LIFECOOLER e escolhi um lugar que me pareceu muito simpático: Quinta da Picoila. Fiz a reserva e partimos 5ª feira.
Preparei a viagem com ajuda do Google: A4, sair para A24 em direcção à Régua, saída 11, estrada 229. Ao entrar na A24 enganei-me e disse à Fátima para sair para Viseu. Quando me apercebi do erro já era tarde. Liguei o GPS do telemóvel mas a rede é fraca e por vezes falhava. O percurso foi mais longo. Passámos por Salzedas e deu para ver que é uma terra interessante, mas não parámos. Fica para uma próxima visita

O alojamento na Quinta da Picoila excedeu as nossas expectativas. Trata-se de um solar com mais de 300 anos, adquirido por antigos caseiros que o restauraram com todas as comodidades e decoraram com sobriedade e bom gosto. O ambiente é simultaneamente simples e familiar pelo  que,  à noite, numa das salas, e em frente à “lareira”, a  proprietária nos foi contando, com alguma emoção, a história da sua vida ligada ao solar. Deixo o vídeo anexo com alguma informação sobre a “vida” do solar
bem como algumas fotos que tirámos

A proprietária tenta preservar tudo o que se relacione com a vivência naquele solar. Nesta foto, o fundo dum baú onde está colado um jornal O Primeiro de Janeiro editado ainda no século XIX

Quando os donos do solar decidiram vendê-lo, começaram por vender todo o recheio da capela.
Os atuais proprietários têm em mente fazer ali um pequeno museu. Algumas peças já estão por lá dispersas

No dia seguinte, após o pequeno almoço, bem servido com sumo , vários tipos de queijo, fruta, etc, etc, partimos. Fomos conhecer Penedono a cerca de 3 km. Passámos primeiro pelo Turismo, muito perto do Castelo onde nos deram um mapa e vários folhetos informativos. Deixo um vídeo e algumas fotos.

No interior do Castelo vimos algo estranho, parecido com uma gaiola. À saída passámos pelo turismo para saber o que significava. Trata-se de um instrumentos de tortura medieval  que em breve passará para o edifício da Câmara Municipal, onde se encontram expostos vários outros que nos “transportam” para tempos de horror, de bestialidade humana que, infelizmente,  por vezes ainda se repetem

Uma capela, a Matriz e respectivo altar mor

A seguir, a entrada para a Câmara Municipal e a exposição de instrumentos de tortura

Almoçámos bem na Taberna Medieval  “ Fornos do Rei"

Depois de almoço seguimos em direcção à Régua e parámos para ver
a necrópole megalítica da Senhora do Monte, mas só encontrámos  uma anta.
Continuando em direcção ao Porto, parámos em Trevões, onde se encontram vários solares e casas senhoriais, alguns um pouco em ruínas. Deixo um vídeo e alguma fotos

Depois de visitar Trevões  saímos em direcção à Régua, de onde, através da A24 chegámos à A4, para regressar ao Porto
O tempo, embora nublado, esteve a nosso favor. Praticamente não choveu até sairmos de Trevões. A partir daí a chuva começou a cair ada vez mais intensamente e durante o percurso pela  A4 choveu intensamente .

Na próxima mensagem que, espero, "saia" em breve,  “falarei” da ida ao Brasil. Até lá…