Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


sábado, 15 de fevereiro de 2020

Finalmente...

Contava começar a escrever esta mensagem logo após a minha chegada  do Brasil, em Dezembro passado, fazendo uma descrição mais ou menos pormenorizada de algumas visitas que fiz. Fui protelando por razões várias (aniversários, Natal, Ano Novo, ...) Vou tentar  cumprir o prometido, mas de uma forma mais ligeira, pois já lá vão 2 meses... 
Saí do Porto em direcção a Campinas, aeroporto Viracopos (voo direto), no dia 3 de Dezmbro, por volta das 12h. Marquei a viagem pela NET através da EDreams e uma das opções de ida era este voo. Como habitualmente vou por Guarulhos, liguei aos meus primos perguntando se era viável irem buscar-me a Campinas.   A resposta foi: 
É bem melhor  vires por viracopos pois apesar de não ser mesmo em S, Paulo, perde-se muito mais tempo indo a Guarulhos, por causa do trânsito. 
A viagem foi óptima, primeiro porque praticamente foi toda durante o dia e em segundo porque a saída do avião e do aeroporto foi muito rápida. Ao chegar a casa jantámos, mas como era ainda relativamente cedo, ficámos à conversa até às tantas… Estes meus primos têm duas filhas e um filho. Uma das filhas vive com a família no Porto, desde há cerca de ano meio. A outra filha, Renata,  e o filho vivem em S. Paulo, perto dos pais. No dia seguinte, a filha foi-me buscar para irmos à escola do seu filho de 14 anos, Gabriel. Era o último dia de aulas do ano..
Já conhecia algo sobre a pedagogia Waldorff pois os meus filhos, em crianças, frequentaram o ARBUSTO, em regime de ATL e adoraram.
A partir de 1976 abre-se um novo rumo na Árvore sob o impulso de Eduardo Calvet de Magalhães, Rolando Sá Nogueira, Arnaldo Araújo, e de José Rodrigues. É neste período que é criado o ARBUSTO, a segunda experiência pedagógica da Árvore, a qual surge sob o impulso de Úrsula Zanger, Conceição Rios e Jacinto Rodrigues, como a primeira tentativa de aplicar em Portugal a pedagogia da Escola de Steiner-Waldorf. https://www.arvore.pt/docs/historia.pdf
Deixo duas imagens da minha ida à escola do Gabriel.


Após a saída da escola, fomos almoçar com o Gabriel e uns amigos.. Surpreendeu-me ver que todos eles adoram a escola e são  fãs de Chico Buarque.
No dia seguinte, com a Renata e os pais, fomos visitar o prédio do antigo Banco do Estado de S.Paulo . Exteriormente  é  muito bonito, fachada Art Deco   https://spdagaroa.com.br/banco-de-sao-paulo-selj/. Hoje, com outras valências, alberga exposições e outras atividades culturais. Dos terraços, no último piso, podem ter-se várias visões da grande metrópole. Foi pena o dia estar nublado... 

 

No interior pudemos ver algumas exposições, nomeadamente uma de máscaras de todo o mundo onde Portugal estava representado.








Uma outra exposição era uma exposição interativa para crianças, sobre Tarsila do Amaral (http://tarsiladoamaral.com.br), exposição itinerante de que podemos ver algumas imagens em   https://bora.ai/sp/passeios/exposicaeo-imersiva-tarsila-para-criancas-no-farol-santander


Tarsila do Amaral, foi uma artista do movimento modernista brasileiro.  
Abaporu,  uma pintura a óleo, é  uma das suas principais obras dentro do período antropofágico desse movimento.
Após a visita e antes de regressarmos a casa,fomos tomar um café.



                                                          Já em casa na varanda da sala.

O prédio onde moram os meus primos faz parte de um condomínio fechado, situado no meio de uma vegetação muito densa. Como vivem no 7º piso, praticamente não se vêem os demais blocos (são 6 ao todo) mas apenas árvores e pássaros. A varanda e todas as janelas têm rede, precisamente por causa dos pássaros. Mas é idílico acordar com os seus chilreios e ver todo 
aquele "verde" sob os nossos olhos. 
Na imagem que segue, a vista da janela do "meu" quarto...
  

No dia seguinte, como eu queria comprar uns livros para trazer, fui com a mulher do meu primo a uma das livrarias Saraiva (há várias em S. Paulo) e, qual o meu espanto, quando me disseram que não tinham nada de Jorge Amado! (eu ia tentar encontrar um livro que ainda não tivéssemos, para oferecer ao meu filho Nuno que é fâ do escritor). Demos mais umas voltas e almoçámos, fora comida afegã...




No penúltimo fui com a Renata,  visitar a Igreja da Consolação de que a minha mãe tanto falava.
Abro aqui um parêntesis para referir que ao ler "Anarquistas, graças a Deus", de Zélia Gatai, que foi casada com Jorge Amado e  era 4 anos mais velha que a minha mãe, fiquei impressionada com lugares e episódios que a escritora revela e que eu conhecia de ouvir falar à minha mãe. Um dos lugares era a Igreja da Consolação a que ambas se referiam. Devem ter morado na mesma zona.  


Abaixo comendo milho. Adoro...


No dia 7, uns primos pelo lado do meu pai, ambos engenheiros civis em em Brasília, foram visitar-me a S. Paulo para me apresentarem os filhos que eu ainda não conhecia. 


O gesto sensibilizou-me muito mas o meu primo, pai/sogro do casal, sempre foi e continua a ser, uma pessoa muito ligada à família ...
Deixo algumas fotos com eles, em casa dos meus primos de S. Paulo, primos pelo lado da minha mãe.
Aqui 

As crianças brincaram, encantadas, com o gato 

No dia seguinte o meu primo levou-me a casa da minha irmã, em Santos. 
Na ida para Santos, o meu primo fez questão de me levar ao Ceasa (Centro de abastecimento ) de S. Paulo que é o    terceiro maior mercado atacadista do mundo e primeiro da América Latina   http://cidadedesaopaulo.com/v2/atrativos/ceagesp/?lang=pt


Regressaria a S. Paulo na véspera do regresso a Porto, viagem em que vim acompanhada pelos meus primos. Vieram passar o Natal connosco, o que abrange a filha que vive no Porto, o genro e a neta, bem como a minha família mais próximas, marido,filhos e respetivas famílias.
No regresso a S. Paulo esperavam-me  surpresas bem agradáveis
O meu primo tinha um irmão  de quem eu também gostava muito e que faleceu já há uns anos, deixando a viúva e uma filha do casal, ambas amorosas. Pois no dia da minha chegada estavam mãe e filha  para jantar, acompanhadas pelo namorado da filha, que eu não conhecia  e que é também muito gentil.
A outra  não foi propriamente surpresa.Como referi anteriormente, os meus primos têm a filha que vive no Porto, a Renata  e o Júnior, que vivem em  S Paulo. Antes de eu ir para Santos, o Júnior estava de férias, pelo que só o vi após o regresso. Já conhecia a mulher e o filho mais velho, Eduardo, que tem 9 anos, mas em Agosto nasceu uma menina que só agora conheci "pessoalmente" e que é um encanto. Deixo algumas  imagens dessa reunião familiar




 


No dia seguinte, a Renata levar-nos-ia ao aeroporto de Guarulhos, donde regressámos ao Porto. Sabendo como eu sou fâ de Chico Buarque, ofereceu-me o seu último livro, que recomendo. 
Espero postar em breve uma mensagem sobre a minha passagem por Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário