Na dinamização da sessão estavam duas psicólogas, um biólogo, uma jovem das ciências da Nutrição e mais um outro jovem, creio que também desta última área. O grupo, sediado na Faculdade de Medicina da UP, é multidisciplinar integrando ainda outras áreas como gestão, medicina, informática, etc
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Ainda a Semana da Ciência e da Tecnologia
Na passada sexta feira e integrada na Semana da Ciência e Tecnologia teve lugar na Biblioteca da Escola Carolina Michaëlis, uma sessão com alguns jovens investigadores da Unidade de Investigação: CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde a propósito do PROJETOIoGENERATION
Na dinamização da sessão estavam duas psicólogas, um biólogo, uma jovem das ciências da Nutrição e mais um outro jovem, creio que também desta última área. O grupo, sediado na Faculdade de Medicina da UP, é multidisciplinar integrando ainda outras áreas como gestão, medicina, informática, etc
Na dinamização da sessão estavam duas psicólogas, um biólogo, uma jovem das ciências da Nutrição e mais um outro jovem, creio que também desta última área. O grupo, sediado na Faculdade de Medicina da UP, é multidisciplinar integrando ainda outras áreas como gestão, medicina, informática, etc
O iodo é essencial à síntese das hormonas tiroideias e
estas são cruciais para o neurodesenvolvimento. Níveis
inadequados de iodo na dieta conduzem a um forte e
decisivo comprometimento cognitivo, constituindo um grave
problema de saúde pública.
A nível mundial, um em cada três indivíduos apresenta
carência em iodo. Em Portugal os dados referentes a estas
matérias são escassos e dispersos. A deficiência em iodo
pode comprometer o QI em 13 pontos, com implicações
óbvias para o desenvolvimento económico dum país.
Desta forma, e em alinhamento com políticas da DGS
e da DGE, em concreto do Programa Nacional de Promoção
de Alimentação Saudável, este projeto tem como objetivo
principal a caracterização do estado de iodo numa
população de crianças (6-12 anos), da região Norte do país,
estudando em paralelo índices de performance cognitiva e
outros parâmetros de neurodesenvolvimento.
Desta forma, o projeto segue 3 linhas: (1) avaliação da
iodúria em crianças do ensino básico; (2) comunicação dos
resultados com indicação de estratégias políticas de
intervenção; e (3) monitorização das estratégias políticas
nacionais, como o da recomendação do uso de sal iodado. ~
Pesquisei na NET vídeos de divulgação sobre a importância do iodo no organismo. Não encontrei nada especialmnete interessante, de qualquer modo deixo ficar os que seguem
https://www.youtube.com/watch?v=IRrAody0GYo
https://www.youtube.com/watch?v=MnTizFtHMAA
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