Tomei há dias conhecimento de dois vídeos que gostaria de partilhar convosco. Um tem a ver com o 3º aniversário do Centro Ciência Viva - Rómulo de Carvalho, instalado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (na Rua Larga, em Coimbra), e que teve lugar no passado dia 24 de Novembro. Recorde-se que o dia 24 de Novembro, aniversário de Rómulo de Carvalho, é o Dia Nacional da Cultura Científica.
O Centro Ciência Viva – Rómulo de Carvalho é um Centro Ciência Viva a funcionar com característica de centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e a difusão da cultura científica. Os objectivos serão contribuir para a cultura científica e tecnológica nacional, atraindo e mantendo mais jovens para a ciência. (O nome Rómulo de Carvalho, para o Centro Ciência Viva, justifica-se plenamente: Rómulo de Carvalho (1906-1997) foi professor de Ciências Físico-Químicas (para muita gente mais conhecido por António Gedeão, o poeta de “Pedra Filosofal” e de outros poemas de inspiração científica) e é um símbolo da cultura científica em Portugal. Além de professor de ciências e de poeta, juntando na mesma pessoa de forma única duas sensibilidades distintas, foi um notável divulgador científico e um historiador da ciência, da pedagogia e, em geral, da cultura portuguesa. A sua ligação a Coimbra é conhecida pois foi nessa cidade que ensinou durante alguns anos, que iniciou a sua carreira literária nos anos 50 e que estudou colecções de instrumentos históricos da Universidade.
O outro vídeo tem a ver com a rubrica Escolhas de Livros de Carlos Fiolhais. No dia 15 de Novembro a escolha recaiu sobre o meu último livro “Breve História da Química”
Agradeço mais uma vez ao Professor Carlos Fiolhais, as palavras generosas que tem proferido a propósito de quase todos os meus livros
Como sempre bonito post. Gostei muito dos "video".
ResponderEliminarUm beijo.