Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


segunda-feira, 1 de julho de 2019

Correio do Porto


Correio do Porto. O que é ?

É uma revista digital independente do Porto (PT) e sobre o Porto (distrito). Conta histórias de vida (pessoas e coisas) de um mundo à parte (físico e noticioso). Divulga notícias do outro mundo quando falarem do Porto. O Correio do Porto foi concebido para utilizadores com muitas horas de leitura (livros, revistas, jornais, banda desenhada, cartoons, postais, selos, cartazes, folhetos, catálogos, etc). É a geração do papel a navegar no mar digital.

Foi por mero acaso que, em Outubro de 2016,  tomei conhecimento desta revista digital, quando recebi um mail com o seguinte teor:
CONVOCAM-SE todos os interessados a participar na I edição de HISTÓRIAS EM POSTAIS do Correio do Porto, que consiste em escrever uma história (microconto/poema/aforismo/legenda) no verso de um postal. O postal pode ser enviado em branco. O mais importante é a história.
Dimensão do postal: 10 x 15 cm      Tema da história: livre
Sem júri, sem custos, sem devolução    Língua: nativa
 Data limite de envio: 31 de dezembro de 2016
As obras serão alojadas e exibidas no Correio do Porto e divulgadas na página do Facebook. Será realizada uma exposição em espaço público em data e local a anunciar.O Correio do Porto reserva-se no direito de não exibir as obras com caráter ofensivo. As obras farão parte do acervo do Correio do Porto.
Esta iniciativa nasceu da resposta dada pela escritora portuguesa, Alice Vieira, sobre a possibilidade de existir uma literatura postal: Nunca tinha pensado nisso, mas talvez não fosse má ideia… O Gianni Rodari tem um livro com uma série de histórias muito pequenas chamado “Histórias ao Telefone”— por que não “histórias em postais”? A presente convocatória é a concretização daquela possibilidade.

Logo que tomei conhecimento da iniciativa falei nela aos meus netos e o resultado foi referido aqui https://docaosaocosmos.blogspot.com/2016/12/

Em 2017, a convite de Paulo Moreira Lopes, participei em 7  perguntas a…. https://www.correiodoporto.pt/7-perguntas/sete-perguntas-a-regina-gouveia

Também em 2017, eu e dois dos meus netos  participámos em mais uma iniciativa
Em 2018 houve uma nova edição de arte postal mas na altura estava com o meu problema de coluna, que iria prolongar-se por vários meses, pelo que não participámos..

Com curiosidade em saber quem era Paulo Moreira Lopes, pesquisei na NET e fui ter a https://umreinomaravilhoso.blogs.sapo.pt/8975.html . Daí retirei este pequeno excerto postado em 30 de outubro de 2013.

Teve, contudo, desde pequeno uma imaginação muito fértil que gatafunhava em redacções e composições para admiração das preceptoras. No sétimo ano compôs o seu primeiro jornal em stencil (Sentinela). Um sucesso junto dos colegas e uma enorme satisfação pessoal até então desconhecida. Viciou-se em jornais, ou melhor, no “Expresso” e depois no “Público”. Já licenciado em Direito, foi colaborador do jornal “Notícias de Valongo” e do “ Correio do Douro” e director de “O Valongo” e de “O Campo”. Como todo o distinto escritor também teve direito a criar a sua própria revista. A “Factor Local” teve dois números, chegou a esgotar em alguns quiosques e não ficou a dever nada a ninguém. Um prejuízo para o bom jornalismo. Com o advento da internet vem matando o vício no site www.correiodoporto.pt  ……

Este site  passou a figurar entre os meus  favoritos, pelo que ali “vou” com alguma regularidade.

Em 12 de Janeiro último  em À conversa sobre livros evento que referi em https://docaosaocosmos.blogspot.com/2019/01/a-conversa-sobre-livros.html,  entre os presentes estava  Paulo Moreira Lopes, que eu não conhecia pessoalmente, mas que se dirigiu  a mim no fim da sessão. Estava também presente o meu ex- aluno  Luís Filipe Cunha, com quem mantenho um contacto regular, um dos alunos que mais me marcou em todo o meu percurso .
Paulo Moreira Lopes convidou-o para participar num dos seus DESAFIOS… e o resultado pode ser lido aqui https://www.correiodoporto.pt/desafios/ao-desafio-com-luis-filipe-cunha

A BULA é outra “faceta” do Correio do Porto, um” fanzine  de poesia”,  um conjunto de “comprimidos literários”.  
A BULA é mensal e existe já há vários anos. Acaba de sair o nº de Julho. https://www.correiodoporto.pt/prioritario/fanzine-a-bula-de-julho-2019
NESTE sétimo de 2019, a autoria dos comprimidos literários ficou a cargo de Regina Gouveia e a ilustração ao seu filho, Nuno Gouveia.


Para mim é uma distinção, que porventura não mereço.
Obrigada Paulo Moreira Lopes






Sem comentários:

Enviar um comentário