Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


quinta-feira, 25 de julho de 2019

Festival PAN em Vilarelhos


Passaram já mais de 15 dias sobre o festival PAN em Vilarelhos, Alfândega da Fé e só hoje tive disponibilidade  para  o referir no blog.
O  PAN é um  Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural. Este festival transfronteiriço de poesia e arte acontece há 17 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015. Começou por se realizar em Carviçais (concelho de Moncorvo) e realiza-se em Vilarelhos desde 2018  


A iniciativa leva arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais, reunindo diversos artistas de Portugal e Espanha em experiências artísticas e culturais.
Trata-se de uma iniciativa singular, que pretende levar arte a territórios rurais de Portugal e Espanha, promovendo o envolvimento da comunidade e a mostra de artistas de diversas áreas, como a escrita, a pintura, a escultura e as artes performativas e audiovisuais.

Este ano teve lugar nos dias 5, 6 e 7 e Julho de julho em Vilarelhos,  e nos dias 19, 20 e 21 de julho em Morille, Salamanca. 
O programa de 3 dias teve como tema “ECOARTE” e incluiu oficinas de arte, apresentação de livros e projetos culturais, visitas guiadas pelos artistas às exposições, concertos e recitais de poesia.



https://www.youtube.com/watch?v=VvozWPL3unQ


Na primeira  foto estão a Presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Dra Berta Nunes, que desde oprimeiro momento apoiou a iniciativa, o alcalde de Morille, Manuel Ambrósio Sánchez Sanchez,diretor do PAN e Francisco José Lopes, um dos subdiretores) O outro era António Sá que está na 2ª foto com  a Presidente da Câmara de Alfândega da Fé e a Presidente da Junta de Vilarelhos.


Eis o programa:






Em 2018, embora o meu nome constasse  no programa, não pude estar presente pois a 2 de julho fui operada à coluna e o Festival teve lugar a 6,7 e 8.
Este ano participei com livros de poesia e alguns trabalhos no âmbito da pintura e o meu marido participou também com o seu último livro. A par das várias exposições e das apresentações de livros houve  sessões de poesia  e de música.
A população cedeu instalações pelo que quem quisesse podia dormir na aldeia a preços módicos (não foi o nosso caso pois quer a minha aldeia, quer a do meu marido, ficam muito perto). As refeições,que incluíam comida transmontana,  feitas no local e servidas na Central Melífera (à exceção do jantar do dia 6), eram gratuitas 



Vilarelhos  é uma aldeia como muitas outras do Nordeste mas onde merecem especial referência o solar dos Morgados de Vilarelhos (pertencente à família de Camilo de Mendonça)
https://www.flickr.com/photos/vitor107/32638782684

Na foto podemos ver o grupo de cantares de Alfândega da Fé a atuar em frente ao referido solar. onde também teve lugar uma sessão de poesia e música

                    https://www.flickr.com/photos/vitor107/32638782684





Outra das sessões de poesia e música teve lugar no dia 6,ao fim da tarde  junto à Capela da Senhora dos Anúncios, um lugar emblemático  perto da aldeia, onde foi servido o jantar.



No que respeita às sessões musicais, há que destacar a atuação de um duo de catalães, Antoni Rossell e Susanna Rafart ,ele músico e ela poeta.




Pesquisando na NET, encontrei várias atuações de ambos ou apenas de Antoni Rossell. Deixo algumas.









Regressando ao programa, e no que respeita às exposições, estavam patentes em vários locais como consta no programa, nomeadamente na Casa do Alpendre onde funciona a Junta de Freguesia e uma escola pré-primária. Foi também aí que decorreram as apresentações de livros. 
Deixo alguma imagens dos vários eventos

Na antiga escola primária:



Exposição de máscaras (feitas a partir de utensílios agrícolas)  da autoria de Vitor Sá 
Machado 



 Representante de Associação Lagarto, que fez uma apresentação sobre um evento muito interessante, o Entrudo em Vilar de Amargo (https://www.mundoportugues.pt/entrudo-lagarteiro-em-vilar-de-amargo-e-uma-festa-da-comunidade/,) e fotos de Renato Roque
Exposição de Helder Carvalho
 
 Na foto, Vitor Sá Machado, a representante da Associação Lagarto,  o fotógrafo Renato Roque autor da maior parte das fotos que aqui apresento e Helder Carvalho.
Um pormenor da escada que conduz ao 1º andar da antiga escola primária

Na Casa do Alpendre:


Nesta primeira sala estava uma exposição de homenagem a Aníbal Nuñez 
(https://es.wikipedia.org/wiki/An%C3%ADbal_N%C3%BA%C3%B1ez)



 Nesta segunda sala estava uma exposição com trabalhos meus


Nesta terceira sala estava uma exposição do saharaui Salek, a quem me referirei na próxima postagem

Havia mais duas exposições na Central Melífera que me esqueci de fotografar mas que aparecem, pouco visíveis mais acima, nas fotos  referentes às refeições.

Finalmente e num espaço próximo da Central Melífera estava uma exposição de escultura de Maria Lino 




No que se refere às apresentações tenho apenas imagens da minha apresentação pois o meu marido não fotografou mais nenhuma em particular e o meu telemóvel estava sem bateria quando foi a sua apresentação.



 
Nesta ultima foto estou na assistência durante a apresentação do meu marido



A finalizar não posso deixar de referir a presença de  dois refugiados saharauis, um  adulto a quem acima me referi e um jovem. O drama destes refugiados, drama que para mim era quase desconhecido, impressionou-me imenso  mas esse será o tema da  próxima  postagem

Sem comentários:

Enviar um comentário