Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Do egocentrismo extremo à solidariedade sem limites

Os confinamentos a que a COVID obriga, que muitos parecem não entender e alguns parecem apostados em violar, é uma medida muito dura, a que os vários países do mundo estão a recorrer por não terem encontrado, até hoje, uma medida mais eficaz para conter a pandemia. 

Os “espetadores de bancada” protestam por vezes de forma violenta, mas não apontam alternativas credíveis. Não me move qualquer intenção de defender as medidas governamentais. Felizmente não tenho nenhum vínculo partidário pelo que posso, com isenção, defender ou refutar ideias, vindas de qualquer quadrante democrático, desde que entenda que são as possíveis, no momento.

Entendo que, do ponto de vista da economia, o confinamento é terrível. Mas também reconheço que o egocentrismo de alguns, apostados em violar as mais elementares normas de proteção, tem sido o grande responsável por esta propagação voraz.

Também entendo que, do ponto de vista psicológico, estes confinamentos afetam muito as pessoas, muito em particular as idosas, que se vêm afastadas da família, que os tenta proteger através do isolamento. Em minha casa, era norma reunir ao fim de semana, no mínimo dez familiares (filhos, netos…)Tudo isso está em “stand by” (não se sabe por quanto tempo) o que me deprime, por vezes. A última mensagem foi escrita num momento mais depressivo. Hoje, contraponho com o “reverso da medalha”

Recebi, há dias, o mail que segue e que nos faz sentir muito pequeninos perante tanta generosidade e solidariedade, mas também  desafia os nossos sentimentos mais nobres

(caso haja dificultar em visualizar, basta (clicar" em Recarregar)

Ao ver este vídeo, não posso deixar de me referir ao Iron Brothers, que já referi aqui uma vez, e que é  também um hino de amor. O Miguel e o Pedro, principais protagonistas dos vídeos que seguem, são netos de uma prima minha.




 https://www.youtube.com/watch?v=imA77j83A5o

Há já vários anos,  escrevi um poema a pensar no Pedro. Como na altura não tinha ainda nenhuma poesia publicada, e consequentemente nenhum feed-back sobre a minha escrita, não o dei a conhecer a ninguém. Uns anos mais tarde, já com poesia publicada, uma amiga e ainda familiar, ligada à educação especial, pediu-me um poema sobre a “diferença”.  Hoje, coloco-o aqui em homenagem ao Pedro, que já não é menino ….


Menino diferente, tal como os demais

pois não há no mundo dois meninos iguais.

E cada diferença exige atenção.

Vem comigo. Vem.

Dá-me a tua mão, menino diferente

Juntos, de mão dadas, sigamos em frente

Vamos mais além

Em troca, peço-te um sorriso.

Menino diferente, nada mais preciso

 Regina Gouveia, não publicado


2 comentários:

  1. Outro para si e para os seus- marido, netos e filhos, muito em particular para os Iron Brothers....

    ResponderEliminar