Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


terça-feira, 27 de agosto de 2019

Por terras de Espanha


Há já vários anos que, no verão, passamos cerca de 40 dias em Trás-os-Montes, distribuídos pela aldeia do meu marido (no concelho de Moncorvo) e pela minha (no concelho de Alfândega da Fé). No dia 6 de julho rumámos à Adeganha, e na segunda  feira seguinte, chegou o meu filho Miguel com a família. Ambas as aldeias estão relativamente próximas de duas cidades espanholas, Zamora e Salamanca, pelo que habitualmente vamos até uma delas. Antes de vir para o Nordeste, pesquisei na NET outras opções e encontrei referência a duas aldeias entre Salamanca  e Ciudad Rodrigo- La Alberca e Mogarraz. Falei na alternativa ao meu filho que, de imediato, se “pôs em campo” e reservou, para os seis, alojamento para a noite de terça para quarta feira,  numa outra aldeia, Nava de Francia,  próxima das anteriormente referidas. 
Após o jantar, o meu filho apercebeu-se que não tinha consigo os documentos. Tinham ficado em Esmoriz, onde tinham passado uns dias, numa casa que os sogros ali têm. Felizmente o problema teve a solução facilitada. Como tínhamos decidido entrar em Espanha por Vilar Formoso. o meu filho e a minha nora partiram por volta das sete horas, em direção a Esmoriz , e daí rumaram â A25 que passa relativamente perto. Nós, com os netos, partimos mais tarde. seguindo pelo IP2 até à A25,  onde nos encontrámos todos. Rumámos então a La Alberca
https://www.viajarentreviagens.pt/espanha/la-alberca-serra-francia-espanha/.
Antes de almoço demos uma volta pela aldeia. Almoçámos muito bem, na esplanada dum restaurante da Praça Maior.



Depois de almoço passeámos, já mais calmamente. pelas belíssimas ruas da aldeia









Seguimos depois para uma outra aldeia-Mogarraz

Mogarraz foi uma comunidade judaica até o século XV quando todos foram obrigados a converter-se ao catolicismo.Hoje, as fachadas da casas exibem pinturas dos rostos dos moradores dos anos 70, baseadas nas fotografias 3×4 que tiveram que fazer em 1967 para emitir seus documentos de identidade. O pintor Florencio Maíllo, nascido em Mogarraz, usou estas fotos para retratar os rostos dos então 388 moradores da vila. https://meyerpelomundo.com/2015/03/11/serra-de-salamanca-e-seus-povoados-medievais-la-alberca-mogarraz-miranda-del-castanar-e-candelario/






No final do dia fomos até Nava de Francia, onde ficámos alojados na casa rural  La Rana
https://www.booking.com/hotel/es/casa-rural-la-rana.pt-pt.html 

Tínhamos comprado alguns géneros em La Alberca e a minha nora e o meu filho fizeram o jantar. A mim coube-me arrumar a cozinha, tarefa fácil dado que  o apartamento tinha máquina de lavar louça….
Mesmo em frente ao apartamento há um parque muito arborizado onde o meu neto brincou no dia seguinte de manhã.
 
 
 Ao fim da manhã  deixámos o apartamento e fomos até La Peña de Francia uma montanha a 1.727 m com umas vistas soberbas  

 





Dali seguimos para Ciudad Rodrigo, que já conhecíamos de viagens anteriores. 


Era o dia de aniversário do meu filho pelo que fomos almoçar a um restaurante que previamente ele tinha reservado. Ao fim do dia regressámos à Adeganha. 
Na 6ª feira eles rumaram ao Algarve, onde estiveram uma semana. Entretanto, no dia 13 deixámos a Adeganha e viemos para a Parada.
No dia 20 os meus netos regressaram acompanhados de duas amigas da Rita (a mãe veio trazer os quatro mas teve que regressar  pois, quer ela quer o meu filho, já não tinham dias de férias).
Este é já o 4º ano que a Rita vem para a Parada, acompanhada por colegas. As duas que vieram este ano já tinham estado em anos anteriores, uma há três anos e a outra há dois.
Chegaram também no dia 20 os meus dois outros netos acompanhados pelos pais. Como tinham que regressar ao Porto na sexta feira ao fim da manhã,  tivemos que ensaiar à pressa o nosso habitual teatro. Pensava eu que as amigas da Rita já não gostariam de participar pelo que disse à minha neta que as pusesse completamente à vontade. Mas, para espanto meu, quiseram participar, empenharam-se e divertiram-se.

Os seis atores, um pouco desfocados....


Na sexta feira à noite regressaram o meu filho Miguel e a minha nora, para passar o fim de semana e depois regressar ao Porto acompanhados dos filhos,  para fazerem as compras necessárias antes do início do novo ano lectivo (livros, equipamentos...), 
Como era a última noite que as amigas da Rita passavam connosco (tinham que regressar ao Porto no dia seguinte, sábado de manhã) o meu filho marcou um jantar com todos em Mogadouro, onde decorria a festa anual. Por volta das 19,30, o meu marido partiu com as três "meninas" para Mogadouro. Eu e o Bernardo ficámos à espera que os pais chegassem e fomos ter com eles. Por volta da meia noite o Bernardo já “caía “ de sono pelo que regressámos com ele A Rita, os pais e as amigas ficaram e regressaram bastante mais tarde, tentando aproveitar ao máximo a estadia.
No dia seguinte, o meu filhos e a minha nora foram levá-las ao Pocinho onde apanharam o comboio que as  levou ao Porto.
No domingo partiriam também os meus netos e os pais. De um momento para o outro, a casa ficou quase vazia…
No final da  próxima semana regressaremos ao Porto, No dia 6 comemoraremos as bodas de ouro dos pais da minha nora Teresa.




2 comentários:

  1. Folgo em saber que estás melhor de saúde, daí poderes viajar assim de carro. Há muito que não vou a Espanha e tenho pena, pois durante uns anos ia lá sempre todos os anos. Conheço quase toda a Espanha de carro. Agora já não viajo desse modo a não ser para ir para a Luz e lá vou sempre à costa vicentina, o que me dá um enorme prazer. Estou a pensar em ir à India no fim do ano, mas tenho receio de não aguentar viagem tão longa e cansativa. Bom resto de férias.

    ResponderEliminar
  2. Na aldeia do meu marido não consigo aceder à NET nem com hotspot. A rede é muito fraca. Mesmo
    telefonar é difícil.... Nesta aldeia, com hotspot não tenho problemas. Mas como tive cá filhos netos e duas amigas da Rita,tive pouco tempo disponível para aceder à NET. Depois de ver o teu comentário, apercebi-me que ultimamente tens "postado" no teu blogue o que já não fazias há algum tempo.
    Felizmente tenho passado bem. Antes de vir fiz uma nova ressonância à coluna e está tudo bem mas a qualquer momento o problema pode surgir de novo e se surgir, a intervenção será bem mais complicada. Como sou otimista por natureza acredito que tudo vai correr bem.
    Quanto a ires à Índia, acho que deves ir. Vai em classe executiva. Eu nunca viajei nessa classe mas dizem que é bastante confortável.
    Bjs Regina

    ResponderEliminar