Esta
semana foi "dedicada" a várias escolas, onde estive com crianças do 1º
ciclo e também de alguns JI, a propósito do livro Ciência para
meninos em poemas pequeninos.
No dia
14 estive todo o dia em Amarante com quatro sessões, duas de manhã e
duas de tarde.
Nas
manhãs do dia 15 e do dia 16, estive em escolas de Penafiel, dia 16
à tarde, no Perpétuo Socorro, no Porto, dia 17 de manhã em Vila do
Conde e dia 18 todo o dia em Rio Tinto onde, ao todo, estive com catorze turmas.
Relativamente
às crianças, é sempre um prazer enorme estar com elas, pela
espontaneidade, a curiosidade, a ternura. No que respeita a
professores, alguns envolvem-se com tal entusiasmo em atividades
com as crianças que chega a ser comovente tanta dedicação. Foi o
caso do JI Boavista Santiago. No seu blogue dão conta da
sessão bem
como das atividades preparatórias que foram desenvolvendo à volta do poema Joaninha, voa, voa...
Neste
JI, durante a sessão, várias crianças entre os três e os cinco
anos, disseram e muito bem, o referido poema
As imagens que seguem foram retiradas do blogue
Ainda na mesma escola, os alunos de 1º ciclo,
a propósito de vários poemas do livro, fizeram desenhos e textos que compilaram num "caderno" que me ofereceram. Deixo uma foto (retirada do mesmo blogue) e uma imagem do caderno bem como um dos textos ali contidos.
Num
outro JI, o poema trabalhado foi o poema Rio. Duma forma
extraordinariamente simples, as crianças dramatizaram o poema. No
mesmo agrupamento, alunos da EB1 dramatizaram o poema Sol de inverno.
Numa outra escola apresentaram o poema Diversidade, estando
várias crianças vestidas com
roupas
alusivas aos vários povos referidos no poema. Numa outra, o poema tratado foi Balão.
Houve
também escolas em que nada foi preparado com as crianças mas, apesar
disso, estiveram muito interessadas e participativas.
Termino
relatando episódios interessantes.
Numa das escolas um menino
chegou atrasado porque foi arranjar um ramo de flores para me
oferecer.
Duas meninas fizeram questão de me oferecer um desenho, um menino um marcador de livros e um outro um trabalhinho.
Em
algumas escolas alguns meninos que não tinham livro pediam
autógrafos nos cadernos e até em folhas soltas. Uma das vezes, um
pequenino chegou ao pé de mim e disse. Também quero. Um autógrafo? perguntei. Presumo que não saberia do que se tratava pois, quando
assinei a folhinha de papel que trazia, virou-se para a professora
que estava ao lado e perguntou. Isto para que serve?
E não deixava de ter razão….
Foi uma maratona mas foi muito gratificante
Parabéns.
ResponderEliminarObrigada Virgínia.
ResponderEliminarBjs
Regina
Adorei a ideia de os meninos fazerem poemas e e desenhos sobre outros poemas. São actividades muito interessantes. Parabéns. Os desenhos são deliciosos.
ResponderEliminarBeijo.
Obrigada Graça. O melhor do mundo são mesmo as crianças....
ResponderEliminarDesejo-lhe uma Boa Páscoa
Bj