Projeto "Ler com Ciência" Breve História
da Química por Regina Gouveia
|
|
Escola: Escola Básica de São Lourenço
|
Data Início:
|
Estado: Aprovada
|
5-01-2015
|
Tipologia: Palestra
|
Data Término:
20-03-2015
|
Proponentes: Prof Paula Ferreira
|
Dinamizadores:
Professores do grupo Física e Química Destinatários:
8º ano
|
Palestra dada pela Professora Regina Gouveia sobre o
livro "Breve História da Química" dinamizada pelo grupo 510 e a
Biblioteca.
|
Dia 13 de Março estive neste agrupamento mas, porque nesse dia houve uma greve que afetou as escolas, ficaram algumas sessões por realizar.
Estavam previstas 3 sessões, duas de manhã e uma de tarde, mas a da tarde foi desmarcada.
Alguns dos alunos eram muito interessados e colocaram questões interessantes.Como os alunos estiveram sempre envolvidos, saí da primeira sessão e fui diretamente para a segunda (habitualmente tomo qualquer coisa entre as sessões). Quando terminei todo o trabalho, já passava das 13 h.
Ainda não conhecia o funcionário da editora que me "transportou", mas tive a sensação que se propunha vir diretamente para o Porto. Senti que não iria aguentar sem comer qualquer coisa. Como não conhecia bem Aveiro, sugeriu que fôssemos almoçar à Vila da Feira, num restaurante simples mas com pratos bem confecionados. Passava das 14h quando almoçámos, mas foi agradável.
Já em tempos fiz referência à educadora Maria João, do Infantário Barbosa du Bocage, que desenvolve atividades muito interessantes com as crianças.
A seu convite, no dia 27 fui ao infantário falar um pouco sobre o sistema solar que tem vindo a ser explorado com as crianças, A minha neta estava eufórica mas durante a sessão amuou. Queria que toda a minha atenção lhe fosse dedicada....
Uma das iniciativas da educadora tem sido levar à escola pais, avós, para contarem histórias, lendas, contos, etc.
A propósito da Lua, a mãe de uma amiguinha da minha neta, contou a lenda da Vitória Régia, uma lenda do seu país, o México.
Já em tempos tinha lido uma referência à lenda, que deixo aqui resumida.
A índia que se transformou em flor
A lua, guerreiro forte, quando se escondia detrás das montanhas, levava consigo as jovens mais bonitas que transformava em estrelas. A índia Naiá, da tribo tupi- guarani, desejava muito ser estrela pelo que perseguia a lua, subindo e descendo as montanhas Mas a lua não a levava nem a transformava em estrela.
Numa noite de lua cheia, ao ver a imagem da lua refletida num lago, a índia atirou-se à água, acabando por se afogar. Nunca mais foi vista. No lago surgiram umas plantas da família Nymphaeaceae, família a que pertencem também os lótus e os nenúfares. Dão uma flor branca, enorme, chamada Vitória Régia, que só abre à noite para ser iluminada pela luz do luar.
Escrevi um comentário longo e desapareceu. Não sei o que se passa.
ResponderEliminarBjinho
Não sei se será problema meu pois este é o terceiro comentário que tento enviar-te em resposta ao teu e não consigo. Vamos ver se vai desta...
ResponderEliminarAb
Regina