Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador  e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar

Neste contexto, no passado dia 28 estive no Centro Escolar das Árvores ( Agrupamento de escolas Diogo Cão, em Vila Real) , com quatro turmas de alunos, duas de 3º ano e duas de 4º ano.
Os professores tinham trabalhado com as crianças, a nova edição (3ª) de Ciência para meninos em poemas pequeninos. 


Atendendo aos programas, os poemas trabalhados foram diferentes de sessão para sessão.
No 3º ano escolheram poemas mais relacionados com a natureza. Um dos poemas explorados neste contexto foi  “Pintaínho”.


No quarto ano foram trabalhados poemas mais relacionados com a tecnologia Um dos poemas foi  “Caleidoscópio”



A partir dos poemas que exploraram no livro, os alunos escreveram  outros que estavam expostos num cartaz  

Ficaram de mos enviar. Logo que cheguem colocarei alguns aqui no blogue.

Em cada sessão os alunos colocaram várias questões, quer relativamente aos poemas, quer a experiências muito simples que realizei, relacionadas com conceitos implícitos ou explícitos nos textos. Os alunos do 4º ano construíram dois caleidoscópios, um dos quais me ofereceram.  Os alunos de 3º ano ofereceram-me uma saquinha com um  conjunto de marcadores feitos por eles e que tinham a ver com a visita de outro escritor que visitou a escola no mesmo dia.



Como já tenho referido, a forma como os alunos reagem a estas sessões, seria uma forma bem mais séria de avaliar o desempenho dos professores, do que  as que têm sido levadas a cabo nos diversos experimentalismos do Ministério da Educação.

2 comentários:

  1. Pasmo-me com a tua energia....ainda!!
    Maravilhosas visitas a escolas....os meninos nunca mais se vão esquecer do caleidoscópio, um dos objectos mais fascinantes que jamais possuí. Ainda hoje adoro usar um!
    Já de regresso, luto contra o jetlag....e aproveito a presença dos meus dois filhos este fim de semana!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. O caleidoscópio é um brinquedo que gosto de dar às crianças em aniversários e outros eventos... Também o acho fascinante.
    Aproveita o fim de semana com os teus filhos.
    Ab
    Regina
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar