Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

De novo pelas escolas


No passado dia 21 passei a manhã em Cantanhede, em três sessões com alunos do 3º ciclo. O grupo de teatro 3 Pancadas encenou a peça, com a graça que lhes é habitual , adpatando a encenação ao nível etário dos alunos. Antes e após a mesma, conversei um pouco com os alunos, que se portaram sempre muito bem. No fim, os habituais autógrafos em livros mas também em cadernos, folhas de papel, etc…Ao fim da manhã, quando saía da escola, muitos alunos cumprimentavam-me de forma efusiva. Olá escritora, gostei muito.
À tarde e tal como já tinha antecipado aqui, estive na Escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. É uma escola onde já me desloquei várias vezes e que tem uma dinâmica muito especial, plena de iniciativas que podem ver divulgadas no seu site. A minha ida à escola inseriu-se nas comemorações da Semana da ciência e tecnologia


No auditório decorreram duas sessões, a primeira com alunos do 3º ciclo e a segunda com alunos do Curso Complementar. Não decorreu, como chegou a estar prevista, a encenação, por alunos da escola,  de um excerto da peça "Breve História da Química". Com o fim do período à vista, os alunos não dispuseram do tempo minimamente necessário para ensaiar. De qualquer modo as sessões correram bem e, principalmente os mais novos, colocaram inúmeras questões.

Um pequenito, creio que do 7º ano, levava num caderno a lista de questões a colocar e ia anotando as respostas. No fim veio pedir-me licença para colocar tudo no seu blogue…

Esta minha “second life” como lhe chamou o Professor Carlos Fiolhais, tem-me proporcionado tão bons momentos que consegui ultrapassar a tristeza de me sentir quase que forçada a pedir a aposentação aos 60 anos. Felizmente sem penalização, pois tinha 39 anos de serviço e 60 de idade. Na altura  ter 60 anos e  35 de serviço era condição suficiente…

Às 18 h foi inaugurada, no espaço da Biblioteca, a exposição de pintura "Ecos" a que me referi em mensagem anterior.

Ainda a propósito da Escola João Gonçalves Zarco, no passado dia 17 foi inaugurada a exposição À luz do Museu, há luz no Museu , no Museu que a Escola possui, um belíssimo espaço onde, em exposição permanente, se encontram memórias de uma escola, outrora comercial

2 comentários: