Regresso então às escolas:
Começo por referir que aqui podem encontrar imagens relativas à visita a Cantanhede, referida na mensagem anterior
No passado dia 22 passei a manhã no Colégio Luso Francês, a convite da Professora Isabel Maia, uma professora muito empenhada . Estive em duas sessões: uma com alunos do 1º ano e outra com alunos do 2º ano. O grupo de teatro 3 Pancadas(editora 7dias6noites) encenou a peça Breve História da Química, mais uma vez com graça. A encenação foi adaptada aos alunos, dado que a peça, no que concerne aos 3º e 4º actos, nem sempre é muito acessível a esta faixa etária.
Antes da peça, após e durante os breves intervalos, conversei um pouco com os alunos a propósito da peça mas também de um outro livro, esse perfeitamente adequado a esta faixa etária “Ciência para meninos em poemas pequeninos”. Como é habitual, realizei algumas experiências. As crianças portaram-se de forma exemplar.
Entre uma e outra sessão visitei a feira do livro que ali decorria
À tarde estive em Pedrouços em duas sessões, uma com alunos do 8º e outra com alunos do 9º ano. Entraram de forma um pouco desafiadora mas as sessões, com algumas experiências à mistura, correram muito razoavelmente e no fim vários alunos colocaram questões.
Trouxe como recordação um conjunto e marcadores feitos pelos alunos e espero, proximamente poder colocar algumas fotos que ficaram de me enviar.
No fim fui visitar a feira do livro (21 A 25 DE NOVEMBRO - IV FEIRA DO LIVRO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS - EXPOSIÇÃO "7 DIAS DE PALAVRAS 6 NOITES DE TRAÇOS”)
Fui saudada de modo agradável por alunos que ali se encontravam e tinham estado presentes nas sessões
Hoje, dia 25, regressei ao Colégio Luso Francês.
Estive em duas sessões: A primeira com os alunos de 3º ano mais uma turma de 4º ano e a segunda com os restantes alunos do 4º ano.
O programa foi em tudo idêntico ao da sessão do dia 22. Antes da peça, após e durante os breves intervalos, conversei um pouco com os alunos a propósito da peça mas também de um outro livro, esse perfeitamente adequado a esta faixa etária “Pelo sistema solar vamos todos viajar”. Como é habitual, realizei algumas experiências.
Na primeira sessão, talvez devido ao elevado número de crianças e /ou a uma menos cuidada vigilância dos professores, houve algum barulho, mas que não perturbou algumas crianças (entre elas a Leonor ) cujas expressões manifestaram, todo o tempo, uma elevada atenção e até um certo deslumbramento.No final fui entrevistada por três crianças, muito amorosas, do 4º ano.
Na segunda sessão, com menos alunos e só do 4º ano, as crianças, muito participativas, portaram- se muito bem.
E assim continua o seu extraordinário trabalho.
ResponderEliminarUm beijo.