Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 30 de outubro de 2011

…mas o melhor do mundo são as crianças…

Só agora arranjei algum tempo para falar das sessões em que tenho estado com crianças.

No dia 10 de Setembro estive presente na X feira do livro de Gondomar, na presença de muitas crianças, todas de uma imensa ternura, algumas com necessidade educativas especiais. As várias experiências que realizei, a propósito da pré apresentação do livro, funcionaram como momentos mágicos de grande entusiasmo.



Em 7 de Outubro estive em Estarreja numa feira do livro dinamizada pela Editora 7dias6noites em cujo site se pode ler:
A Editora aposta muito na dinamização de feiras do livro. Para isso dispõe de três insufláveis (duas tendas e um insuflável de animação) e um autocarro As duas tendas destinam-se, respectivamente, à feira do livro e às apresentações de livros, venda dos mesmos, exposições e sessões de autógrafos. Paralelamente, e consoante os temas agendados, são realizados vários debates e palestras nestes espaços.
O autocarro dedica-se às exposições, com a vantagem de ser um espaço privilegiado para permitir a exibição de filmes, documentários, entre outros. Para que isto seja possível, o autocarro será adaptado para receber painéis informativos e suporte audiovisual. para permitir a exibição de filmes, documentários, entre outros. Para que isto seja possível, o autocarro será adaptado para receber painéis informativos

Fiz a apresentação numa das tendas; na outra decorria a feira.
Em cada sessão estiveram presentes alunos de mais que uma turma mas o seu comportamento foi exemplar Creio que as várias experiências realizadas, a propósito do livro Breve História da Química, funcionaram, de novo, como momentos mágicos de grande entusiasmo.

Dia 14 e Outubro estive em Penafiel com crianças do pré-primáriao.
Tratava-se de Encontros com os escritores... no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel
Obviamente que o livro não foi a Breve História da Química mas Ciência para meninos em poemas pequeninos, mais adequado aos mais pequenos.
Fui presenteada com desenhos de algumas crianças que, segundo as professoras, gostaram muito do livro muito em particular do poema avestruz
Avestruz

A avestruz tentou voar mas, catrapuz,
caiu no chão.
Deu um grande trambolhão.
Pôs-se logo a cogitar:
Não nasci para voar.
E foi então, ligeirinha,
dar mais uma corridinha

Deixo um dos desenhos sobre o poema


No passado dia 28 estive no Colégio Efanor. Já no ano lectivo passado tinha feito uma sessão na Escola a propósito dos livros Ciência para meninos em poemas pequeninos e Pelo sistema solar vamos todos viajar.

Desta vez estive em duas sessões, uma com duas turmas e outra apenas com uma turma. As crianças, todas do 1º ciclo,  foram particularmente interventivas o que, a juntar ao entusiasmo face às experiências,  tornou as sessões muito animadas.

Na primeira sessão fui presenteada com um caderno com 22 desenhos, a propósito do texto “Era uma vez…o mar” do livro Era uma vez…ciência e poesia no reino da fantasia".

Seleccionei três desenhos mas todos mereciam igualmente ser aqui apresentados



Quando saí, estava a ser montada, no exterior, uma das tendas da editora, para dar início a mais uma feira do livro.

3 comentários:

  1. Olá Regina
    Que hei-de dizer sobre este seu post?
    É tão bom o seu trabalho junto das crianças e não só, que não encontro termos suficientemente expressivos para a felicitar.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de propor ao meu irmão, que é um dos encarregados de educação mais activos da Escola EB de São João de Deus em Lisboa, que te convidasse para uma sessão com os miudos do básico. Tres dos meus sobrinhos andam lá e a Escola tem uma direcção muito boa. Achas que será possível?

    Admiro imenso esta tua capacidade de estar com as crianças, depois de tantos anos a lidar com adolescentes. Só prova que és uma excelente educadora a todos os níveis.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada às duas. Peço-vos desculpa de nem sempre responder aos vossos comentários mas continuo a estar bastante ocupada.
    Este trabalho resulta sempre bem desde que os professores se empenhem. Quando encontro um grupo de alunos que me respondem que estão ali porque o(a) professor(a) os levou, que não fazem a mínima ideia de quem eu sou nem nunca leram ou ouviram ler nenhum dos poemas que posso explorar, é muito mais difícil conseguir entusiasmá-los. E acontece por vezes...Quanto à ida a Lisboa é uma hipótese a estudar. Abraço Regina

    ResponderEliminar