Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Apelo ao Ministro Nuno Crato


No passado dia 18, foi publicado em De Rerum Natura, um artigo de minha autoria cujo título é Apelo ao Ministro Nuno Crato

Deixo alguns excertos mas aconselho uma visita a De Rerum Natura onde, para além do texto, poderão ler alguns comentários


(…)Depois da aventura voluntarista de Maria de Lurdes Rodrigues e Isabel Alçada, uma aventura que durou seis longos anos marcados pela crispação e desmotivação dos professores, o país está pronto para uma mudança de paradigma educacional(…). Quem o diz é Ramiro Marques no seu blog
(….)

Ainda no mesmo post refere:
Gostaria de tecer algumas considerações tendo por base o que anteriormente destaquei.

No livro Se eu não fosse professora de Física. Algumas reflexões sobra práticas lectivas/Areal Editores, 2000) dou conta da minha paixão pelo ensino em geral e pelo ensino da Física em particular

Foi precisamente a “ aventura voluntarista de Maria de Lurdes Rodrigues”, que me levou a tomar uma decisão muito dolorosa: aposentar-me aos 60 anos de idade e com 39 de serviço. O mesmo aconteceu a muitos professores deste país.

Hoje não estou arrependida. Por um lado encontrei outras formas de ligação ao ensino, fazendo sessões em escolas, bibliotecas, centros culturais. Por outro lado continuo a acompanhar a terrível vida de muitos professores pelo que me apercebo de muitas coisas que gostaria de denunciar, mas faltam-me engenho e arte e, acima de tudo, tempo para tarefa tão árdua.
Atrevo-me, no entanto, a focar alguns aspectos:

(…)

3 comentários:

  1. Republiquei o seu texto no meu Blogue, a partir do De Rerum Natura. Estou em sintonia com a generalidade daquilo que a Regina afirma.
    Um abraço.

    http://peroladecultura.blogspot.com/2011/07/add-e-guerra-fria-nas-escolas.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Regina
    Já deixei um comentário na transcrição do blogue DE RERUM NATURA.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Já escrevi ao Nuno Crato uma dúzia de cartas mentalmente....mas na tua deixei apenas uns comentários sobre algumas coisas que penso. O teu filho tirou-me as palavras da boca...repito vezes sem conta que avaliação interpares é uma blasfémia....já no estágio notava que a heteroavaliação era uma aberração....

    bjo

    ResponderEliminar