Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


terça-feira, 12 de maio de 2015

No Nordeste, mais uma vez...

Na semana passada estive quatro dias na minha aldeia.  Já adiáramos a viagem três ou quatro  vezes por causa do tempo, que desta vez estava soberbo...
Os campos estão belíssimos como se pode ver nas fotos anexas. E o "rio", continua a crescer espreguiçando-se pelas novas margens....


                                    








Em Alfândega e como é habitual, fui à Casa da Cultura  pois  desde o dia 25 de Abril, está lá uma exposição que  ainda não tinha visto. Trata-se de um conjunto de 40 fotografias relativas às Campanhas de Dinamização Cultural, em 1975. 



Se nem tudo correu bem pois houve alguma demagogia à mistura e alguns exageros desnecessários, considero que foi uma época muito bonita, pejada de ideais, dos quais, hoje pouco ou nada resta neste país que trocou os valores, nomeadamente a solidariedade e a ética, pelo vil metal.  E sem olhar a meios para atingir os fins, a corrupção foi-se instalando a todos os níveis, sob uma impunidade assustadora perante os ilícitos mais flagrantes.
Assusta-me pensar que vai ser muito difícil, senão impossível, sair deste  poço de podridão.

Ando a ler o livro Toda a China, volume I, de António Graça de Abreu, o guia cultural que nos acompanhou na viagem à China em agosto passado . Não resisto a colocar um excerto



                           

E porque na viagem, a Antena 2 emitiu o quinteto "A truta" de Schubert, uma das peças musicais de que  gosto imenso, termino com a mesma 


4 comentários:

  1. Adorava ver esses campos cheios de flores silvestres, em Inglaterra tb pude contemplá-los ao vivo. O Porto tb tem muitos espaços verdes, mas não campos propriamente.
    A minha médica dizia-me sempre: Desu me livre das pessoas inteligentes. Acabam sempre em paranoia. Mais vale ser mediano e equilibrado. Nunca me esqueci, embora não concorde muito com ela.
    Schubert tem sempre algo mais.....
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Temos que combinar uma ida a T.os Montes. Desde que herdámos a casa do meu cunhado, tem sido tudo muito complicado. Primeiro revolver todo o lixo que a sua doença o levou a acumular durante anos e anos (ainda não se removeu tudo), depois criar um ambiente minimamente agradável num casarão enorme (já vai mais ou menos...) e por aí fora.
    Desta vez estive na minha aldeia mas fomos à outra duas vezes.
    Estou ansiosa por que toda esta agitação acabe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Regina, estás mt amarga qt ao que se passa no nosso país! Se bem que, como se diz " com o mal dos outros pudemos nós" é bom saber o que se passa nos outros! Ler jornais de outras paragens ajuda! Estamos nos US e por isso o jornal diário é o NYTimes e ainda ontem li que o estado de Illianois(Chicago) está com problemas no pagamento das reformas!! É bom sabermos estas coisas para compreendermos o que vai pela "nossa casa".
    Bonitas fotografias da nossa terra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me incomoda neste país é a perda de valores morais. "O exemplo deve vir de cima" diz o povo....
      A nossa terra é sempre bonita mas na primavera e no outono é deslumbrante...
      Ab
      Regina

      Eliminar