Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Breves ....
Começo pela notícia mais "séria".Há dias, a minha nora Fátima, cientista, deu uma entrevista ao Porto Canal. Pode ser seguida aqui
Este ano não tive oportunidade de ir com os netos ver cascatas, nem tão pouco fizemos a nossa porque todos estiveram fora no S. João. Mas na Rua da Constituição, bem perto de minha casa, numa loja de instrumentos musicais (e não só) que é simultaneamente uma escola de música, não pude deixar de fotografar as montras, onde de uma forma extremamente simples estavam montadas uma cascata e uma outra alusão ao S. João, usando cartão pintado e bonecos feitos do mesmo material
Na semana passada, bem como na anterior, o José frequentou uma série de atividades no CDUP. O encerramento foi sexta feira e fui assistir.Aqui ficam imagens
No sábado e tal como já anunciara, decorreu na Casa das Artes o Concerto do Sol 2016. De manhã foi o ensaio geral e à noite o espetáculo que decorreu com a organização impecável que a Teclarte consegue manter.
Logo na 3ª intervenção a minha neta Marta (5 anos) e mais 4 crianças tocaram,em teclados, um pequeno excerto de Can´t Help Falling in Love que podemos ouvir abaixo, na Voz de Elvis Presley
(https://www.youtube.com/watch?v=vGJTaP6anOU)
Quase
a finalizar, o meu neto e mais seis pessoas, entre elas eu mesma,
tocámos em ukulele,
Gonna
build a mountain
(sob o título Carpe Diem), acompanhados pelo coro, e que podemos
ouvir abaixo, na voz de Matt Monro
(https://www.youtube.com/watch?v=vKl_p6d0nCk)
Na terça feira passada, a minha neta Marta que no próximo ano letivo vai iniciar o 1º ano (1ºciclo), foi prestar provas de acesso ao Conservatório. Caso seja selecionada ( o que é altamente improvável), terá ensino integrado. Para mim será um pouco complicado pois não tenho autocarro direto para lá e estacionar ali o carro é quase impossível...
Foi tocar precisamente o excerto que tocara no Concerto do Sol e, segundo ela, os "avaliadores" disseram que tinha tocado muito bem.
Enquanto esperávamos fez amizade com uma outra menina. Aqui as duas a desenharem
Encontrei lá, também com um neto, uma colega e amiga que já não via há alguns anos. Foi muito bom.
E a propósito da minha neta Marta, consegui uma "proeza". Fui com ela para a piscina, sem bóias nem braçadeiras e comecei a afastar-me na água, de modo a que ela tentasse alcançar-me. Passado pouco tempo já atravessava a piscina segundo a menor dimensão e ontem já fez toda a piscina, sempre ao longo da parede, segurando-se de vez em quando, mas sem qualquer outra ajuda.
Todos ficámos muito satisfeitos mas creio que a maior satisfação foi mesmo a dela que dizia "estou tão feliz,,.."
Como estava sempre atenta a ela, nem me lembrei de filmar. Mas vou fazê-lo em breve.
Esta semana tenho tido comigo o José a Rita e ao fim do dia,o Bernardo e algumas vezes a Marta.
Será assim até ao dia 20 em que devemos ir para Trás-os-Montes. Antes disso, no dia 16, teremos o espetáculo de ballet em que participam a Rita (já com 11 anos de preparação) e a Marta que iniciou em 2014/2015.
O bailado "O corsário" será apresentado no Coliseu, no próximo dia 16
E a pensar nas férias em Trás-os-Montes já estamos a preparar o nosso espetáculo de teatro,...
Perco-me neste labirinto de actividades, desculpa. Continuo sem compreender bem porque escreves tanto sobre o que os teus netos fazem. Nem consigo comentar... Os meus netos tb aprenderam a nadar comigo aqui no Ipanema mas depois tiveram aulas de natação com o colégio que é muito melhor, nadam todos os estilos com facilidade. Os mais novos andam entretidos em Serralves num workshop de video e artes, o Daniel foi comigo a Ofir, mas agora vão todos para NY e eu para a Luz. Há um autocarro que desce a Ramada Alta e a avenida o 303 para a Foz. Podes descer na Rotunda ou em N. Senhora de Fátima e andar até ao Conservatório, não é longe. O Daniel vai de autocarro sozinho aqui do Campo Alegre desde os 11 anos.E anda a pé da Galiza até lá.
Boas férias. Apetece-me muito ir para a Luz só com a Luisa e o Zé, mas depois de 22 os meninos chegam de Ryanair sozinhos e temos de os ir buscar a Faro.
Até 10 de Janeiro de 2010 esteve patente na Casa da Cultura Manuel Lueiro, em O Grove, Galiza, uma exposição de trabalhos de alunos da galeria Utopia .
Participei com os dois trabalhos anexos; no dia da inauguração tive a agradável surpresa de ver que o cartaz (1mx2m) que anuncia a exposição foi construído com a imagem do 2º quadro.
Quadros na exposição em Grove
Imagem que figura no cartaz
cartaz da exposição em Grove
Livros que publiquei ou em que participei por convite
Livros que publiquei ou em que participei por convite
Há ciência e poesia nas coisas do dia a dia
Tamanho XXS
Quando o mistério se dilui na penumbra
Para mais tarde recordar
Requiem pelo planeta azul
quando o mel escorre nas searas
revista Philos 2017
revista Philos 2014
O bosão do João
Sete Luas
Ciência para meninos em poemas pequeninos
Terras de cieiro
Entre margens
Pelo sistema solar vamos todos viajar..
Ciência para meninos em poemas pequeninos
Breve história da Química
Era uma vez...
Magnetismo...
Reflexões...
Estórias....
Se eu não fosse....
Um poema para Fiama
Os dias do Amor
Uma viagem para Pasárgada
Cancioneiro Infanto- Juvenil...
Fiat Lux
O amor em visita
A Terra de Duas Línguas II.Antologia de Autores Transmontanos
Por longos dias, longos anos, fui silêncio
antologia
Entre o sono e o sonho
Textos on-line
Estão disponíveis on-line: -Magnetismo Terrestre (livro de poesia) -Reflexões e Interferências (livro de poesia) -Estórias com sabor a nordeste (livro de ficção) -Einstein (poema) -Se eu não fosse professora de Física. Algumas reflexões sobre práticas lectivas(didáctica) -Vou-me embora para Pasárgada (conto)
Como todos nós, feita de pó de estrelas, estou apenas de passagem nesta fantástica viagem desde um passado remoto até um futuro ignoto.
(Para saber mais consultar a página CV)
Perco-me neste labirinto de actividades, desculpa. Continuo sem compreender bem porque escreves tanto sobre o que os teus netos fazem. Nem consigo comentar...
ResponderEliminarOs meus netos tb aprenderam a nadar comigo aqui no Ipanema mas depois tiveram aulas de natação com o colégio que é muito melhor, nadam todos os estilos com facilidade.
Os mais novos andam entretidos em Serralves num workshop de video e artes, o Daniel foi comigo a Ofir, mas agora vão todos para NY e eu para a Luz.
Há um autocarro que desce a Ramada Alta e a avenida o 303 para a Foz. Podes descer na Rotunda ou em N. Senhora de Fátima e andar até ao Conservatório, não é longe. O Daniel vai de autocarro sozinho aqui do Campo Alegre desde os 11 anos.E anda a pé da Galiza até lá.
Boas férias. Apetece-me muito ir para a Luz só com a Luisa e o Zé, mas depois de 22 os meninos chegam de Ryanair sozinhos e temos de os ir buscar a Faro.
Quantas notícias! Terei que voltar para ler melhor.
ResponderEliminarUm beijo.
Obrigada Graça, pela sua "visita" sempre tão gentil
ResponderEliminarBj
Regina