Tal como aqui anunciei há uma semana, na passada 5ª feira, no
Departamento de Física da FCUP, foi
apresentado pela Professora Drª Helena Caldeira (UC), o livro Ensino Experimental das Ciências, um
guia para professores do ensino secundário (Física e Química).
Encontrei amigos, antigos colegas e antigos estagiários, professores do Departamento de Física com quem tive o privilégio de trabalhar em diferentes situações e, obviamente, apresentadora e autores.
Conheço a apresentadora e três dos autores, já há largos anos. Sei do seu
profissionalismo, do seu empenho, da sua dedicação
e da sua competência . Bastaria o seu nome para eu aconselhar o livro, mesmo
sem o ler.
Mas quis lê-lo antes de aqui o referir .
Para além do prefácio, da autoria da apresentadora, e de uma breve introdução feita pelos autores,
o livro desenvolve-se em cinco capítulos:
- O que é a Ciência
- Ensino das Ciências
- Análise e tratamento de dados experimentais
- Ensino da Física
- Ensino da Química
Do prefácio, extraio dois excertos dos últimos parágrafos
Revi-me neste livro pois tentei implementar ( não sei se o
teria conseguido) um ensino da Física e da Química, tal como aqui é defendido.
Parabéns aos autores e, apesar de não mandatada para o
fazer, deixo um muito obrigada em nome
dos professores de Física e Química do ensino secundário.
Mais do que a teoria tb é a prátic que me fascina e sempre me levou a progredir. Emboras as línguas não sejam como a Ciência, a prática é essencial para se aprender e por isso é tão importante o professor dar lugar ao aluno e o TT (Tempo do Professor) ser mais curto do que o ST (tempo do aluno). Se tivesse tido um ensino experimental a Física talvez não tivesse tido tanta dificuldade, embora o meu problema não fosse compreender, mas fazer as contas com fórmulas.
ResponderEliminarParabens
Embora neste momento a minha função já não seja ensinar, vou comprar o livro para reconhecer os erros qoe porventura cometi e poder aconselhar se alguém me pedir uma opinião.
ResponderEliminarUm beiji.
E aqui cometi já dois erros.
ResponderEliminarNa 3ª linha "que"
Na última "beijo"