Um génio matemático, Grigory Perelman, acaba de ser contemplado com um prémio de um milhão de dólares por ter resolvido um dos sete problemas mais difíceis da matemática, mas é provável que o recuse.
A recusa de um grande prémio já não é novidade. Sartre, por exemplo, recusou em 1964 o Prémio Nobel da Literatura
E a propósito do Prémio Nobel da Literatura, Miguel Torga foi proposto para o galardão mas não lhe foi atribuído. O mesmo aconteceu Jorge Amado que um dia referiu
Se existe alguém que escreve em português e merece o Nobel é Miguel Torga, não eu.
in Miguel Torga- Fotobiografia
Esta humildade demonstra bem a grandeza de Jorge Amado, espcialmente quando comparamos a sua atitude com outras tão diferentes, mesmo aqui neste cantinho do Mundo
No último livro de Manuel Alegre ” O miúdo que pregava pregos numa tábua”, pode ler-se na página 37: (…) Mas na corrida, ao contrário da literatura, diz o miúdo que pregava pregos numa tábua ao receber um prémio literário, não há batota, ganha quem chega primeiro.
A Câmara Municipal da Guarda anunciou na quinta-feira, 21 de Janeiro, a criação do Prémio Literário Manuel António Pina, no valor de 2.500 euros, que tem como objectivo homenagear o escritor, natural do Sabugal, e “divulgar obras inéditas” de poesia e de literatura infanto-juvenil.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, no final do seminário intitulado “Manuel António Pina – Palavras para além das fronteiras”, realizado naquela dia na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, integrado no Ciclo Manuel António Pina dedicado ao escritor e poeta.
Joaquim Valente explicou que o Prémio Literário “pretende divulgar obras inéditas de poesia e de literatura infanto-juvenil, prestando, desta forma, homenagem ao grande escritor e poeta natural do distrito da Guarda”, acrescentando que o galardão que será atribuído anualmente, que premiará, de forma alternada, obras de poesia e de literatura.
Já por quatro vezes enviei um e-mail para a Câmara Municipal da Guarda pedindo informações sobre o referido prémio. Até hoje não tive qualquer resposta.
Consta que por vezes a “batota” começa na deficiente divulgação (intencional?) dos prémios .
Sempre atenta Regina.
ResponderEliminarUm grande abraço.