Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


terça-feira, 10 de julho de 2018

Após um interregno....


Desde a penúltima postagem (17 de Maio) até hoje haveria muito que contar mas, este ano, problemas de saúde a que já me referi e a que, infelizmente, vou ter que me referir de novo, levaram-me sistematicamente  a adiar  mensagens que gostaria de ter “postado” ao longo do tempo. Abri uma exceção, que justifiquei,  para a mensagem “Sons da viola e não só…

Vou então recuar no tempo, limitando-me às situações mais relevantes.
Como referi na mensagem de 28 de Abril, no dia 23 fui submetida a uma intervenção à coluna, na sequência de um quisto que surgiu na região lombar. O neuro cirurgião, Prof Dr Paulo Pereira, tinha-me confrontado com as várias hipóteses de intervenção: a menos invasiva- esvaziamento do quisto- resulta em muitos casos mas há outros em que o quisto volta a encher. Quando isso acontece passa-se à opção seguinte- extracção do quisto. Se essa falhar há ainda outras opções cada vez mais invasivas.
No dia 23 de Abril, foi-me feita a punção lombar para esvaziar o quisto
Como então referi, fiquei óptima mas, passado cerca de um mês e meio, comecei novamente a sentir algumas dores. No dia 31 de maio chegaram uns primos brasileiros em viagem pela Europa, que  vieram passar uns dias connosco. No dia 1 fomos  fazer um cruzeiro no Douro, que eles já tinham agendado no Brasil, contando connosco. Tinham começado por agendar o percurso Porto-Régua, para mim, o  menos interessante pelo que lhes sugeri  uma outra opção que também  estava disponível nesse dia. Fizemos o percurso Porto-Régua e Régua- Porto de comboio e Régua Pinhão, Pinhão Régua, de barco. O almoço foi a bordo e no Pinhão fomos a uma quinta. Adoraram. Nós já tínhamos feito Barca de Alva - Régua. Estes  passeios no Douro são sempre belíssimos.



Visita a uma quinta




No dia 7,  a minha neta Rita e o irmão participaram  na festa de final de ano do Grande Colégio Universal https://www.gcolegiouniversal.com/noticias . Curiosamente, a peça trabalhada pela turma do meu neto foi Era uma vez um ecoponto  do meu livro  Era uma vez Ciência e Poesia no reino da fantasia..



No dia 8 a  minha neta Marta participou   num espectáculo de teatro no Rivoli, integrado no programa Porto de Crianças mas não consegui uma imagem capaz...
No dia 15 (data da mensagem anterior), último dia de aulas para o meu neto José, este foi almoçar com alguns colegas e após o almoço ligou-me a perguntar se podia trazer com ele um colega para passar a tarde. Assim foi. Como à noite iria decorrer o espectáculo de teatro levado a cabo no fim do ano lectivo, pelo Grupo de Teatro que o meu neto  integra, liguei à mãe do colega  pedindo licença para o  levar connosco. Deixo alguma  imagens do espetáculo.





Assisti já com alguma dificuldade a estes eventos pelo que falei ao neurocirurgião.Uma nova ressonância à coluna revelou que o quisto estava a “encher “ pelo que havia que passar ao 2º grau de intervenção- extracção. Ficou marcada para 2 de Julho.
Entretanto houve o S. João, desta vez em casa do meu filho Miguel, aqui ao lado. Ainda arranjei forças para ajudar o meu neto Bernardo a fazer a cascata...


Como o meu marido tinha necessidade de ir a Trás-os Montes fui também e aproveitei para mandar  fazer a limpeza às duas casas. No dia 1 e, tal como no ano passado, a minha empregada a irmã, o marido e o cunhado foram ter à minha aldeia logo pela manhã. Todos trabalharam pelo que ao meio dia e 30 tudo estava limpo. Seguimos então para a outra aldeia onde almoçámos. Após o almoço seguiu-se a limpeza da casa que terminou  por volta das 18 h. As duas casas ficaram um “brinquinho”. Eu sabia que após a operação teria que estar um mês sem ir a Trás-os-Montes  pelo  que  o problema da limpeza ficou resolvido. Assim, quando chegar para passar férias, está tudo em ordem. Nos dois dias que passei na minha aldeia, do meu terraço  ainda fotografei uns pores do sol, embora fraquitos...



No dia 2, às 13 h, estava na CUF para a intervenção, desta vez com anestesia geral e internamento (num quarto com vistas para o mar.... ) Correu muito bem pelo que saí no dia seguinte ao fim do dia.



No próximo fim de semana os meus netos Marta e José vão atuar mais uma vez no concerto de verão da Teclarte e a Rita a e a Marta vão atuar no Coliseu, no bailado D. Quixote promovido pela Academia de Dança da Boavista

Há dias voltaram a florir os catos no meu "jardim" .Aqui ficam imagens


Termino com música:
Durante a viagem que fiz ao Nordeste (acima referida) ouvi, na antena 2,  referência ao compositor e maestro Rafael Kubelik

Na NET encontrei este vídeo

E porque as minhas netas vão dançar D. Quixote, aqui fica um pas de deux do 3º ato


Sem comentários:

Enviar um comentário