Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


terça-feira, 18 de abril de 2017

Fim de férias...

Hoje, aproveitando um "tempinho" livre no meu último dia de "férias" vou tentar pôr a escrita em dia

As férias dos meus netos foram ligeiramente desfasadas. A Rita e o Bernardo, que frequentam o Colégio Universal, entraram em férias  a 3 de Abril e a 5 entraram os outros dois, que frequentam escolas do Agrupamento Carolina Michaëlis. No dia 3 decorreram, nesta escola várias atividades entre elas atuações de alunos, em diferentes áreas: canto, dança, música. O meu neto, que se iniciou no baixo há algum tempo, foi tocar


À tarde fui a uma escola de 1º ciclo onde estive com crianças do 1º ao 4º ano. Vários professores da escola são transmontanos, inclusive o diretor cuja aldeia é próxima da minha. Em conversa vim a saber que é primo de uma colega dos meus tempos de liceu em Bragança.
Após o regresso da escola fui buscar a minha neta Marta e dirigi-me para casa onde o José já estava com o avô.
De 4ª a 6ª feira, inclusive, os netos ficaram comigo à exceção da Rita. (No próximo ano entrará para o 10 ºano e pretende seguir medicina. De 4ª a 6ª feira requentou umas atividades na Universidade Católica com incidência em várias áreas. Mas a sua opção não foi “beliscada”…)
Na 4ª, logo após o almoço, juntamente com os três netos fui até ao jardim da Arca d´Água onde já há algum tempo foi construído um mini-parque para crianças. O José e o Bernardo jogaram à bola quase todo o tempo.
A Marta, entre o baloiço, o escorrega e mais umas opções, passou todo o tempo divertidíssima.





Às 18 h estavam exaustos e esfomeados. De regresso a casa passámos por um café onde comeram um cachorro com ovo e batatas fritas, bifes de frango panados e gelados.
-Amanhã podemos voltar? Perguntaram quase em coro.
-Não, mas podemos vir sexta-feira. 
-E podemos fazer um pic-nic no parque? 
- Combinado...
De 4ª para 5ª o José dormiu em minha casa e ficou a promessa que de 5ª para 6ª seria a vez da Marta.
Muitas vezes ficam os dois, por vezes três e até os quatro. Mas eu tinha uma consulta no dentista no dia seguinte e não arriscava a levar os três comigo. Levei os dois rapazes que aguardaram na sala de espera, jogando com os “tablet”.
Na 5ª feira à tarde temos as aulas de música. Fomos o José e eu porque a Marta tinha, ao mesmo tempo, um ensaio para o exame de ballet e era importante não faltar.
Na música estamos a ensaiar para o concerto de Primavera, no próximo dia 29, pelas 21h,30min , na Igreja de Lordelo.
A nossa aula prolongou-se pela seguinte pois o aluno, um jovem do 8º ano, vai fazer parte do grupo que vai tocar tocar algumas músicas, entre elas I have a dream dos Abba. Ensaiámos os três: ele na viola, o José no baixo e eu no ukulele. Foi muito giro...
Na 6ª feira, após o almoço, fomos para o parque e, no fim da brincadeira, fizemos o pic-nic.


No sábado festejámos o 15º aniversário da minha neta Rita……
A Marta não esteve presente pois teve o seu primeiro acampamento como escuteira...
No domingo fomos, mais uma vez, almoçar à Praia dos Ingleses. No regresso resolvemos caminhar por algumas ruas que ainda subsistem por entre os prédios altos que “marginam” a Avenida. Fotografei um recanto e uma tampa de saneamento que achei muito bonita.



Na segunda feira ficaram comigo o Bernardo e a Rita. A Marta  teve uma semana  de atividades desportivas variadas e o José um semana de hipismo no Parque da Prelada, onde na terça feira o fui buscar às 17h. Já tinha acabado a sessão pelo que não o vi cavalgar mas fez questão de me mostrar a Olívia, a égua em que cavalgara




Na terça feira o Miguel e a família partiram para a Suíça, onde foram passar a Páscoa a casa de um casal amigo, férias que deram direito a mais uma ida à neve...
Na 4ª feira partimos nós para este Reino Maravilhoso, como lhe chamou Torga.

 


 
Durante a viagem e como é habitual, ouvimos a Antena 2, nomeadamente a  Sonata No. 1 para piano e violoncelo,   Opus 5 de Beethoven

Já há muitos anos que vínhamos mais cedo com os netos e depois regressávamos para passar a Páscoa no Porto. Mas o aniversário da Rita e a ida deles para a Suiça, modificaram os planos. Ficámos na minha aldeia, embora hoje esteja a escrever esta mensagem na aldeia do meu marido...
Numa e noutra aldeia fomos apanhar os deliciosos espargos de que já falei em anos anteriores. Como ultimamente não tem chovido, estavam fracos mas ainda deu para colher alguns que vou levar para o Porto a fim de os comermos todos em conjunto.

Já há muito que andava com vontade de conhecer Sortelha. Desafiei o meu marido a ir almoçar a Sortelha, no dia de Páscoa. Foi connosco a Isabel, de quem já aqui falei várias vezes. Passámos pelo Sabugal que não conhecíamos e resolvemos fazer ali a primeira paragem. Visitámos o centro histórico com o seu castelo Aproveitámos para ali almoçar, num restaurante junto ao Coa, que nasce a 19 km.
Após o almoço fomos a Sortelha. È uma terra muito bonita, um pouco no género de Monsanto
Aqui ficam algumas fotos.

Regressámos à Parada ao fim do dia. Hoje, véspera do regresso ao Porto, viemos passar o dia à Adeganha.







Termino a mensagem com a sonata acima referida

4 comentários:

  1. Os meus netos tb passaram a Páscoa em Trás os Montes e convidaram-me para ir com eles para Lagoaça, donde é natural a Mãe da Ana. Mandaram-me fotos lindas das caminhadas e do rio. Não fui porque o meu filho Zé estava cá, embora tenha ido a Bragança duas vezes na Semana Santa e não o queria deixar só nesses dias. Senti muito a falta do meu Manel. As Páscoas eram sempre em minha casa com cabrito e com todos. Tive muitas saudades dele e não só. Ainda bem que consegues estar com os netos assim em conjunto. Gosto mais de estar com cada um separados às vezes. Ontem fui ao Palácio com o Paulo, 8 anos, e adorei. Eles são todos muito ternos comigo e isso emociona-me.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Ser avó é muito bom...Mas sinto uma responsabilidade acrescida. O meu marido às vezes diz, e com razão, que eu era menos ansiosa com os filhos.
    Um bj grande para ti
    Regina

    ResponderEliminar
  3. As férias dos netos são sempre uma festa não é assim? Aliás como pude observar a Regina fez muitas coisas variadas...Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita...Como professora achei sempre que o contacto com os jovens é rejuvenescedor(a nível da mente...).´Desde que me aposentei, contacto com menos jovens e crianças embora vá frequentemente a escolas. Mas a presença diária dos netos, embora eventualmente cansativa, é um enorme privilégio.
    Bjs
    Regina

    ResponderEliminar