Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Navegando pelo mar Egeu

No dia 28 de Setembro iniciámos um cruzeiro pelo mar Egeu,  O primeiro que fizs foi no Nilo em 1998. Gostei. O segundo foi de Helsínquia a Estocolmo em 2010. Uma das imagens que mais me marcou nas viagens que tenho feito, foi precisamente a chegada a Estocolmo, de manhã, indo de barco...Fantástica. Não me importaria de a repetir. Mas apesar disso, não sou fã de cruzeiros. Sinto-me um pouco prisioneira. No entanto,  para mim não faria grande sentido ir à Grécia e não visitar algumas das ilhas mais emblemáticas.
Do porto de Pireus em  Atenas partimos em direção a Mikonos. Houve um atraso na partida pelo que chegámos já ao entardecer. Para compensar o atraso, o horário de jantar no navio foi alargado pelo que pudemos  desfrutar ainda um pouco da beleza da ilha. Deixo algumas imagens ao som de "As crianças do Pireu"de Hadjdakis, na voz de Nana Mouskouri (https://www.youtube.com/watch?v=TAXGKmKAzTw)













 Com Isabel, uma brasileira companheira de viagem


Mikonos à noite

O nosso  navio 

Por volta das 22h regressámos ao barco. Jantámos e,  antes de nos deitarmos, ainda fomos ouvir um pouco de música num dos bares do navio, todos com música ao vivo.

O barco navegou durante a noite e pela manhã atracou na Turquia, em Kusadasi (lê-se kuxadâsi) uma cidadezinha próxima das ruínas de Efesus, que fomos visitar. Contrariamente ao que acontece na Grécia, alguns  restauros são pouco criteriosos mas de qualquer modo é impressionante a  grandeza e a importância do que foi aquela cidade. Além das ruínas da cidade, visitámos o Museu.



Encontrei na NET um vídeo que aqui deixo e que corresponde a uma das visitas guiadas. Eu escolhi uma outra em que não se visitou a casa onde terá habitado Maria, mãe de Jesus




De seguida deixo algumas fotos que tirámos

Nas duas fotos a seguir podemos ver uma  rua com o chão em mármore e um pedaço do passeio na referida rua













As fotos a seguir são de interiores de um conjunto de casas cujas plantas também fotografámos




Na Grécia o café é francamente mau. No regresso a Kusadasi , o meu marido decidiu tomar um café turco, que tinha a vantagem de saber a café...


















Sem comentários:

Enviar um comentário