Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


quarta-feira, 15 de julho de 2015

O último mês em síntese....

No dia 14 de Junho deixei aqui uma mensagem  a que dei o título  "roda viva". A roda viva continuou de tal forma que não consegui arranjar tempo para escrever . Por isso, deixo hoje o último mês em
síntese,
No dia 10, como então referi, tinha reunido em minha casa vários colegas do José, numa festinha de despedida que correu muito bem.
Na sexta feira seguinte, dia 12, contava ir para Trás-os-Montes mas não fui porque decorreu no Carolina uma festinha com os alunos do 1º ciclo. Os alunos de 4ºano, finalistas do ciclo, para além de outras atividades  representaram novamente, vestidos de cozinheiros, a coreografia que tinham apresentado no Coliseu.
Correu muito bem.
No dia 13, o Infantário  Barbosa du Bocage, que a minha neta mais nova frequentea  e a escola do Bom Sucesso, levaram a cabo a festa de encerramento do ano letivo, com um peddy paper.




Como o meu filho e a minha nora não podiam ir fui eu com a pequenita.
Logo no início houve uma grande confusão e eu não fazia a mínima ideia da constituição da equipa em que nos inseriram e  que tinha um número que não recordo. Ia perguntando às várias pessoas mas ninguém sabia. A dada altura vi, também perdido,  um pai com uma pequenita(a Leonor). Fizemos uma equipa e só então nos apercebemos que a minha neta e a  Leonor eram colegas e amigas. Passados cerca de 5 min de iniciarmos o percurso em busca das pistas, começou a chover torrencialmente. Entrámos no Cidade do Porto  e o peddy paper terminou  para nós...
Quando parou de chover regressámos ao espaço da escola e do infantário onde, por sugestão da educadora, fotografei alguns trabalhos que as crianças tinham realizado a propósito da  minha visita em 27 de Maio ( a que fiz referência em uma mensagem anterior)




A propósito do dia de Camões, a minha neta "retratou" assim o poeta


A partir do dia 15, e porque o meu neto José já estava de férias, ficava comigo todo o dia. Entretanto eu tinha que ir a Trás-os-Montes, ida que adiara como atrás referi. Ele quis ir connosco. Entretanto foi convidado para uma festa de um amiguinho da escola que frequentou antes de ser transferido para o Carolina Michaëlis e ficou indeciso quanto a ir connosco ou ficar.. Como não se decidia optámos por deitar uma moeda ao ar. Ficou mas desatou num choro sentido porque também queria ir...Ficou o neto, foram os avós. O tempo estava óptimo
Aqui ficam algumas fotos






Regressámos para o S. João e, como habitualmente, fizemos a cascata cujas fotos não ficaram famosas...

 

Na semana seguinte, o meu neto José frequentou todas a tardes, a escola de futebol Hernâni Gonçalves  e na semana a seguir frequentou, durante uma semana, um espaço onde praticou basquete Na mesma semana a minha neta fez um curso de surf .  Ambos adoraram as atividades.
Nesta semana o José está a frequentar um curso de verão na escola de música Santa Cecília.
No sábado parto para Trás-os-Montes com os quatro netos e só regressarei ao Porto em fins de Agosto. Até lá o blogue ficará de novo inativo...

Antes de terminar quero fazer referência  ao XVII PortoCartoon World Festival, cujo núcleo central está patente na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa.

Cerca de trinta exposições do PortoCartoon espalham o humor por diversos locais, dentro e fora do Porto. Trata-se da maior montra de humor do mundo, tanto em extensão como em número de desenhos.

Vila do Conde The Sytle Outlets, Dolce Vita Porto, Via Catarina, Galeria do JN, Casa Branca de Gramido (Gondomar), Aeroporto, Mercado do Bom Sucesso, Funicular dos Guindais, Livraria Lello, Piolho, Café Progresso, Café Célia, Café Velasquez, Museu do Vinho Bairrada, Estação de Braga, Museu de Imprensa - Madeira e Museu Nacional da Imprensa (com 3 exposições) são alguns dos locais onde já podem ser visitadas estas mostras.

 tema principal – A Luz – vem, mais uma vez, reforçar a preocupação relativamente aos grandes problemas da humanidade, deste que é um dos maiores certames mundiais de humor. Centenas de desenhos parodiam o 'ano internacional da luz' (ONU).

Integradas no PortoCartoon 2015, e patentes no MNI, estão ainda as mostras Sin Palabras - uma exposição comemorativa dos 20 anos de Magola, personagem criada por Nani Mosquera – e uma exposição de homenagem a Georges Wolinski. Esta última resulta de um convite dirigido pela Direção do MNI aos cartunistas de várias nacionalidades, vencedores do Grande Prémio do PortoCartoon, e inclui um busto da autoria do escultor Fernando Saraiva. Georges Wolinski, famoso cartunista assassinado em janeiro passado no atentado ao Charlie Hebdo, foi durante 10 anos Presidente do Júri do PortoCartoon e em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário do Porto – Capital do Cartoon.

Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo foram as figuras eleitas para o Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon 2015. A exposição do Prémio Especial de Caricatura Ernest Hemingway, cujo vencedor foi Dalcio Machado (Brasil), pode ser visitada na Galeria do JN até 30 setembro. A Galeria Internacional do Cartoon (MNI) acolhe a mostra do Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo, cujo vencedor foi Krzysztof Grondziel (Polónia).

Até outubro vão ser ainda montadas exposições no Edifício Transparente, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Palacete Visconde de Balsemão, Casa do Infante, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Estação de Campanhã, ESAP, Café Via Garrett.


Deixo algumas imagens de carttons que podem ser vistos no Bom Sucesso
     

Boas férias para todos

3 comentários:

  1. Muito interessantes as expos de cartoons, vou ver algumas, se puder andar bem...
    Tb estive com os netos na Luz, mas nunca conto nada, visto que a minha nora detesta o blogue e não quer ver partilhados os acontecimentos familiares. Já tivémos uma conversa sobre o assunto e eu tenho de aceitar.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Eu não coloco fotos dos netos mas falo dos eventos com a permissão de filhos e noras.
    Espero que recuperes e queem breve possas andar com mais facilidade
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo em absoluto com a nora da Virgínia! Não devemos expor a nossa família ao "voieirismo" de todo o mundo que por aqui anda!

    ResponderEliminar