Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

sábado, 13 de setembro de 2014

Interlúdio...


Vou  fazer uma interrupção temporária na “reportagem “ da viagem à China, reportagem  que em breve continuarei.
No passado dia 6 fui ao Nordeste.  Em consequência da minha pneumonia tinha deixado muitas coisas por organizar quer na minha aldeia quer na do meu marido. Nesse dia era a festa do Santo Antão da Barca  festa da minha aldeia. 

Como já referi  em outras mensagens,  a festa realizava-se no 1º domingo de Setembro numa capela que foi pertença dos Távoras, situada na  margem  direita do Sabor. Com a construção da barragem do Baixo Sabor a capela teve que ser mudada, pedra a pedra,  para um ponto mais alto.
As obras no interior da capela ainda não estão prontas. Faltam algumas coisas, nomeadamente uns óleos que  foram descobertos quando das obras e estão a ser restaurados.  
Mantendo a tradição, a festa realizou-se no 1º domingo de Setembro já no novo espaço, mesmo sem ainda  ter sido feita a inauguração oficial . As cerimónias foram presididas pelo Bispo da Diocese, que é da minha aldeia (embora mais velho que os meus filhos, chegou a brincar com eles quando em férias ali se encontravam todos).
A missa foi campal pelas razões que anteriormente referi. Não pensava ir à festa mas acabei por ir. 
 local está muito bonito. Quando a barragem começar a encher o lago chega quase ao recinto (ficará a cerca de 100 m de distância) pelo que a beleza natural será ainda maior
Seguem-se algumas fotos.







Um outro evento estava a ser preparado em Alfândega, sob a orientação da artista plástica, Lourdes Sendas, minha amiga de infância.

Trata-se da exposição "Dos baús ao salão" que irá ser inaugurada na próxima segunda feira. 


Com muita pena não posso ir à inauguração mas, com a devida autorização, deixo já algumas imagens .  








(Os objetos estão organizados por funções: conter, brincar, proteger...)

As fotos desta mensagem são todas da autoria de Fernando Gouveia, arquiteto

4 comentários:

  1. É muito bom ver assim uma terra do interior tão bem organizada e convidativa.
    Um beijo,Regina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia terão que passar por lá.
      Teremos muito gosto em recebê-los
      Ab

      Eliminar
  2. Minha nossa....esta rapariga não tem emenda.....Regina onde está o segredo de tanta energia? Eu ando aqui a arrastar-me em Inglaterra - ando 10m e tenho de me sentar num banquinho ( que os há aqui em todo o lado) e tu giras dum lado ao outro do mundo como se nada fosse...

    Admiro-te cada vez mais....só espero que não abuses....
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Eu provavelmente abuso mas como não sinto cansaço....( sentia muito quando tive a pneumonia mas esperemos que não volte). Devia ser menos" agitada" mas não consigo..
    Gd bj
    Regina

    ResponderEliminar