Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


segunda-feira, 8 de abril de 2013

De Esmoriz a Almodôvar...

No dia 3 estive em Coimbra no Colégio Bissaya Barreto onde já tinha estado em 2012. Desta vez as crianças eram do ensino pré-escolar,  oriundas de diferentes meios sociais, de acordo com um projeto inclusivo  que norteia a instituição.

Trabalhei com várias turmas de crianças ,naquelas idades em que por um lado se deixam facilmente fascinar e por outro fascinam quem com elas trabalha.

Nesse dia era o aniversário da minha neta mais velha pelo que o dia continuou “em festa”.

No dia 4 parti de manhã para Esmoriz, onde também me desloquei em 2012, sempre a convite da professora bibliotecária, Manuela Lima. Estive com 4 turmas de alunos de 7º ano de escolaridade, envolvidos em projetos sobre o mar. Também ali as sessões correram muito bem. Após o almoço parti para Almodôvar.

Há já algum tempo tinha recebido um convite para ali me deslocar. Confesso que a primeira ideia foi recusar, dada a distância Almodôvar/ Porto. Acabei por aceitar lembrando-me que podia aproveitar para visitar um primo que vive em Lagos, há pouco mais de um ano.

De Esmoriz fui até Aveiro onde apanhei o Alfa para o Sul. Saí em Tunes, por volta das 21 h. Ali tinha à minha espera a colega Teresa Conceição, que tive o privilégio de conhecer nesse dia. Cheguei já tarde e fiquei instalada num pequeno hotel da vila. Como a estadia não incluía pequeno almoço, de manhã fui até  ao centro. Estava um dia muito frio pelo  que não deu para fazer grande exploração da terra.

Regressei ao hotel onda às 9 h a colega me foi buscar.

A minha intervenção inseriu-se no III Encontro “Aqui há Ciência ....e Palavras” cujo programa anexo.
III Encontro “Aqui há ciência e …palavras!”

5 de abril de 2013 – Auditório da EB2,3/S Dr.º João de Brito Camacho
 
09:00-09:15 – Receção dos participantes

 09:15-09:30– Sessão de abertura:

Diretora do Agrupamento de Escolas de Almodôvar Dr.ª Maria João Alves

Vereadora da Câmara Municipal de Almodôvar Dr.ª Sílvia Baptista

Bibliotecário, professor Filipe Mestre

 
09:30-10:30 – Explicação de brinquedos científicos com o professor Julio Guémez

 
10:30-11:15 – Apresentação de trabalhos de alunos alusivos à apresentação do Professor Guémez

A Santa do tempo, Valéria Colaço, João Vicente, Inês Rebelo, Marcelo Romão (10º A)

Sempre em pé, Beatriz Clara, Carolina Guerreiro, Adriana Colaço (10º A)

Brinquedo científico, Nelson Cavaco (11º A)
 
11:15-11:30 – Troca de ideias com o professor Julio Guémez

11:30-11:45Pausa para café (com a colaboração dos alunos da turma 8º E)

11:45-11:50 – Apresentação da professora Regina Gouveia por uma aluna

 11:50-12:50 – “Pelo sistema solar vamos todos viajar” – apresentação da autoria da professora Regina Gouveia

12:50-13:15 – “Era uma vez” – leitura/apresentação de textos por alunos do 7º A e do 7º B

 
13:15-14:20Almoço

 
14:25-14:30 – Apresentação do cientista Pedro Ferreira por um aluno

 
14:30-15:30 – “À conversa com o cientista Pedro Ferreira” - Entrevista, em videoconferência, sobre obras de divulgação científica, conduzida por alunos da turma 10º A

15:30-15:45 Teatralização em torno da Físico – Química

Enigmas com o fogo, Elisa Silva, Bruna Metelo, Alexandra Costa (10º A)

15:45-16:45 – Apresentações de trabalhos de alunos sobre obras dos autores convidados e conteúdos abordados em aula

Candeeiro de lava, Miguel Pinto, José Godinho, Guilherme Afonso (10º A)

CSI Almodôvar, Joana Pereira, Inês Barôa, Catarina Valente, Daniela Varela (10º A)

Brinquedo científico, alunos do 11º A

Brinquedo científico, alunos do 11º A
 

16:45 -17:00 – Apresentação de “Projetos Alternativos na Vida em Ciência e… Palavras”

Projetos de recuperação do espaço escolar, alunos do 9º C

 
17:00-17:10 – Teatro de Marionetas, alunos do 8ºE

 
17:10-17:20 - Encerramento

 
Os alunos do 8ºF farão a divulgação da programação do evento na rádio escolar
 
Como se pode ver, para além da intervenção do Professor Júlio Guémez (Professor titular do Departamento de Física Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Cantábria), da minha e da entrevista  em videoconferência ao astrofísico Pedro Ferreira conduzida por alunos, o programa incluía várias atividades realizadas pelos mesmos. Tratou-se de um programa muito bem elaborado mostrando o forte empenho de professores e alunos.

No próximo ano o encontro (será o IV) terá por título “Aqui há Ciência, Arte e Palavras” significando que se pretendem alargar, ainda mais ,as fronteiras dos saberes envolvidos.
Ao fim do dia a colega Teresa levou-me a Lagos onde os meus primos me aguardavam. Receberam-me com todo o carinho a que me habituaram e, embora o tempo não tivesse ajudado muito(estava muito frio), esta “escapadela” soube-me muito bem...

Ontem, domingo, às 14 h apanhei o comboio de regresso a casa.

Deixo algumas fotos de Almodôvar e Lagos, poucas porque o frio não convidada muito a saídas...

 


Em Almodôvar,  a Igreja e o hotel onde fiquei hospedada.




 Em Lagos, fotos tiradas da urbanização onde habitam os meus primos

3 comentários:

  1. Grande plériplo pelo país. Parabéns.

    Amanhã vou à Guarda apresentar o meu projecto. Nunca lá estive. Mas vai-me dar prazer voltar a contactar com professores e falar dos materiais que concebemos para eles.

    Admiro-te profundamente....é bom que haja pesoas assim. Fiz essa viagem para o Alagrve muitas vezes...e ainda para a Luz de seguida. Era muito cansativa. Conheço Tunes de cor.

    Lagos é lindo...aquela baía imensa encanta-me.

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Boa apresentação e cuidado com o frio...
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. E o seu extraordinário trabalho pelas crianças e pela cultura,lá continua sempre com o mesmo entusiasmo e brilhantismo. Como eu a admiro!!!

    Um beijo grande.

    ResponderEliminar