Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vai acontecer …





Vai acontecer no dia 11 de Outubro, no Porto.

No próximo dia 11 de Outubro, quinta-feira pelas 18:00, será lançado o livro 
"ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: um guia para professores do ensino secundário. Física e Química" da autoria de Adriano Sampaio e Sousa, Paulo Simeão Carvalho, António José Ferreira e João Paiva.
 Sinopse:
A obra destina-se especialmente a professores de ciências do ensino secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental; o presente volume é dedicado ao ensino da Física e da Química. O livro inicia-se com uma sintética introdução à natureza, estrutura e processos da Ciência, destacando os aspetos com maior relevância para o seu ensino. Segue-se uma visão geral das principais   conclusões da investigação em didática do ensino experimental das ciências, pretendendo fornecer aos docentes uma fundamentação mais sólida para as suas práticas letivas, com exemplos concretos em Física e em Química. É dedicado também um capítulo à análise e tratamento de dados que, embora respeitando as normas e recomendações atuais, procura ser acessível e adaptado ao ensino secundário. Os restantes capítulos do livro abordam temas específicos do ensino experimental em Física e Química; estes capítulos possuem secções comuns, como a organização do laboratório e secções específicas, como a medição de grandezas físicas ou as regras de segurança em laboratórios de química. É convicção dos autores que este trabalho de síntese vai de encontro às necessidades do ensino secundário e poderá constituir uma boa ferramenta de apoio complementar aos docentes, tornando a atividade prática e experimental mais adequada à visão atual da epistemologia e da didática das ciências e verdadeiramente relevante para a aprendizagem dos alunos.

LOCAL e DATA: 11 de Outubro de 2012, às 18:00, no Anfiteatro -120 do Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A sessão, aberta ao público em geral,  contará com a presença do Sr. Vice-Reitor da UP, Prof. Dr. António Marques, além de outros convidados para a cerimónia. A apresentação do livro será realizada pela Prof. Dra. Helena Caldeira, professora aposentada da Universidade de Coimbra e autora dos Programas Nacionais dos 10 e 11º anos.



Vai acontecer no dia 11 de Outubro, em Coimbra.

A propósito da 1st IDPASC PhD Students Workshop a rede IDPASC, o LIP, e a Universidade de Coimbra promovem, no dia 11 de Outubro de 2012, pelas 18h00 (recepção aos participantes a partir das 17h30), uma Sessão Pública IDPASC "Higgs: To be or not to be!"
A participação é gratuita.


 
O Doutor Dave Charlton do CERN, Vice-Responsável da Colaboração ATLAS e responsável desta Colaboração a partir de Março de 2013, irá apresentar os últimos resultados nas pesquisas do Bosão de Higgs realizadas no CERN.
Após o anúncio em 4 de Julho último feito pelas Colaborações ATLAS e CMS, da descoberta no CERN de uma nova partícula compatível com o tão procurado Bosão de Higgs, o Investigador Dave Charlton irá apresentar-nos uma revisão desses resultados, discutir as suas implicações, e responder às inúmeras perguntas que temos sobre estes assuntos.

A palestra será muito pedagógica e dirigida ao público em geral (e em especial aos Professores e alunos do ensino secundário)



Vai acontecer no dia 13 de Outubro, no Porto. 



Sem comentários:

Enviar um comentário