Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A crise é culpa é dos funcionários públicos...

A culpa é, obviamente,  dos funcionários públicos como podem confirmar.

Alguns sofrem há muito com a crise Só podem comprar vinho velho, carros sem tejadilho, etc



Por isso, o melhor é dificultar  a vida à maioria dos funcionários públicos, de modo a que  acabem  por se extinguir.
E se essa maioria de funcionários públicos acabar?  Lá se vai a explicação dos políticos para a crise :
Um artigo de Jacques Amaury, sociólogo e filósofo francês, professor na Universidade de Estrasburgo, a ler com olhos de ler.

Portugal atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história que terá que resolver com urgência, sob o perigo de deflagrar crescentes tensões e consequentes convulsões sociaisImporta em primeiro lugar averiguar as causas (da crise) . Devem-se sobretudo à má aplicação dos dinheiros emprestados pela CE para o esforço de adesão e adaptação às exigências da união.

Foi o país onde mais a CE investiu "per capita" e o que menos proveito retirou. Não se actualizou, não melhorou as classes laborais, regrediu na qualidade da educação, vendeu ou privatizou mesmo actividades primordiais e património que poderiam hoje ser um sustentáculo.
Os dinheiros foram encaminhados para auto-estradas, estádios de futebol, constituição de centenas de instituições público-privadas, fundações e institutos, de duvidosa utilidade, auxílios financeiros a empresas que os reverteram em seu exclusivo benefício, pagamento a agricultores para deixarem os campos e aos pescadores para venderem as embarcações, apoios estrategicamente endereçados a elementos ou a próximos deles, nos principais partidos, elevados vencimentos nas classes superiores da administração pública, o tácito desinteresse da Justiça, frente à corrupção galopante e um desinteresse quase total das Finanças no que respeita à cobrança na riqueza, na Banca, na especulação, nos grandes negócios, desenvolvendo, em contrário, uma atenção especialmente persecutória junto dos pequenos comerciantes e população mais pobre (...).

4 comentários:

  1. Sempre senti esse tipo de rancor contra os funcionarios publicos e por vezes perguntava-me se era realmente uma benesse sê-lo Trabalhei para uma editora privada e vi a diferença. Os funcionários de Estado viviam razoavelmente, mas excediam o numero necessário, sobretudo nos anos 90 em diante. Ainda sou do tempo em que havia profs com o 12º ano a dar aulas ao 7º em Chaves, pois a falta de profs era notória. Agora sobram e os maus nunca foram verdadeiramente avaliados ou punidos. O país morria se não fossem os funcionários públicos, mas não é animador se-lo hoje em dia.
    Já foi melhor...

    ResponderEliminar
  2. O pior é que agora os excelentes genericamente não são avaliados como tal, mas ha medíocres reais que são excelentes virtuais
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Regina, parabéns.
    Gostei muito do seu post.

    Um beijo muito grande.

    ResponderEliminar
  4. A avaliação dos profs deixou sempre a desejar, excepto no caso dos estagiários, que apesar de tudo passavam pelo crivo das escolas e da universidade, mesmo assim carenciados muitas vezes das mais elementares regras de convivência social com adolescentes e amiúde de conhecimentos de cultura geral ou específica. Houve uma geração a que chamo da UA ( Univ Aberta) que nunca foi verdadeiramente avaliada em aspectos essenciais como seja a presença na sala de aula. Faziam exames técnicos, usavam todo o blablabla exigido, mas eram nulidades pedagógicas. Esta geração que anda agora nos 50 preencheu as vagas de efectivos das melhores escolas e nunca mais foram avaliados, só tiveram de frequentar cursozecos para obterem os créditos e pouco mais. Como tu, conheço muitos profs excelentes que são sistematicamente torpedeados pela geração anterior, não podendo reclamar o seu mérito ou performance por falta de aferição exterior à escola. Nestas alturas e embora me revolte, dou-me por feliz pelo facto de não ter que lidar com a situação. Nunca mais fui à escola, nem tenho saudades ...

    Bjo

    ResponderEliminar