Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Por escolas de Coimbra, Oliveira do Hospital e Montemor- o Velho



No passado dia 5 passei a manhã na Escola Secundária c/ 3º Ciclo da Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra  onde estive com alunos de 7º e 10ºano a propósito do meu último livro "Breve história da Química", escrito no âmbito do Ano Internacional da Química, que este ano se comemora.

Alunos do 7º ano dramatizaram, de uma forma muito interessante, o primeiro ato da peça. A minha apresentação foi também feita por alunos. Durante a sessão fiz algumas experiências muito simples. Embora tivessem estado presentes alguns alunos menos interessados, a maior parte dos alunos participou ativamente

No que respeita ao 10ºano, genericamente os alunos mostraram-se muito interessados. Também aqui a minha apresentação esteve a cargo dos alunos e, dada a época natalícia, surpreenderam-me com a leitura de alguns poemas de Natal de minha autoria.

À tarde estive com vários alunos do Agrupamento de escolas do Vale do Alva, Oliveira do Hospital.

Contrariamente às expectativas dos professores, os alunos considerados como genericamente muito desmotivados, portaram-se impecavelmente.

Cheguei a casa cansada mas estes “regressos à escola” genericamente fazem-me sentir muito bem.

No dia 6 passei a manhã em Pereira, Montemor o Velho em duas sessões

com alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Tive a companhia do grupo de teatro 3 Pancadas que, com a graça que lhes é habitual, ajudou a cativar os alunos. Ali conheci a escritora Vanda Marques de quem a minha neta já me tinha falado, por ter estado na sua escola. A pedido da minha neta "entreguei-lhe" um beijinho e trouxe outro de volta. Cheguei a casa por volta das 16 h e quando ela chegou às 16,30, ficou toda satisfeita com a “notícia”.Como tinha uns trabalhos de inglês para fazer, pediu uma pequena ajuda. Felizmente o meu inglês lido e escrito não é tão mau como o falado ou “ouvido”.

Agradeço a professores e alunos das várias escolas por onde passei, a forma carinhosa como fui recebida

3 comentários:

  1. Isso é que é missão....

    Será que ainda vais à Utopia?

    Ando há um mês com uma prenda para te dar que trouxe do Brasil, mas não vejo quando...

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Um beijo às duas.
    Quanto à Utopia, agora é mesmo uma utopia. Já não vou lá há bastante tempo nem poderei ir no dia 16 à inauguração de uma exposição do Domingos e do Filipe pois vou estar em T-os-Montes dado que o teatro do Município de Alfândega da Fé se vai estrear com a "minha peça" Breve História da Química.
    No domingo o teatro nos Leões foi muito engraçado.
    Mais uma vez um beijinho às duas
    Regina

    ResponderEliminar