Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

De novo pelas escolas- continuação.

Ontem não houve périplo pelas escolas. Juntamente com o editor e o grupo de teatro 3 Pancadas, estive presente nas comemorações do Dia da Cultura Científica e simultaneamente do 3º Aniversário do CCV Rómulo de Carvalho (comemorações que já tinha anunciado em mensagem anterior), cujo programa aqui deixo.


Regresso então às escolas:

Começo por referir que aqui podem encontrar imagens relativas à visita a Cantanhede, referida na mensagem anterior

No passado dia 22 passei a manhã no Colégio Luso Francês, a convite da Professora Isabel Maia, uma professora muito empenhada . Estive em duas sessões: uma com alunos do 1º ano e outra com alunos do 2º ano. O grupo de teatro 3 Pancadas(editora 7dias6noites) encenou a peça Breve História da Química, mais uma vez com graça. A encenação foi adaptada aos alunos, dado que a peça, no que concerne aos 3º e 4º actos, nem sempre é muito acessível a esta faixa etária.

Antes da peça, após e durante os breves intervalos,  conversei um pouco com os alunos a propósito da peça mas também  de um outro livro, esse perfeitamente adequado a esta faixa etária “Ciência para meninos em poemas pequeninos”. Como é habitual, realizei algumas experiências. As crianças portaram-se de forma exemplar.

Entre uma e outra sessão visitei a feira do livro que ali decorria


À tarde estive em Pedrouços em duas sessões, uma com alunos do 8º e outra com alunos do 9º ano. Entraram de forma um pouco desafiadora mas as sessões, com algumas experiências à mistura, correram muito razoavelmente e no fim vários alunos colocaram questões.

Trouxe como recordação um conjunto e marcadores feitos pelos alunos e espero, proximamente poder colocar algumas fotos que ficaram de me enviar.


No fim fui visitar a feira do livro (21 A 25 DE NOVEMBRO - IV FEIRA DO LIVRO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS - EXPOSIÇÃO "7 DIAS DE PALAVRAS 6 NOITES DE TRAÇOS”)
Fui saudada de modo agradável por alunos que ali se encontravam e tinham estado presentes nas sessões
Já passava das 18 h  quando cheguei a casa. Estava  cansada mas sentia-me bem.


Hoje, dia 25, regressei ao Colégio Luso Francês.
Estive em duas sessões: A primeira com os alunos de 3º ano mais uma turma de 4º ano e a segunda com os restantes alunos do 4º ano.
O programa foi em tudo idêntico ao da sessão do dia 22. Antes da peça, após e durante os breves intervalos, conversei um pouco com os alunos a propósito da peça mas também de um outro livro, esse perfeitamente adequado a esta faixa etária “Pelo sistema solar vamos todos viajar”. Como é habitual, realizei algumas experiências.
Na primeira sessão, talvez devido ao elevado número de crianças e /ou  a uma menos cuidada vigilância dos professores, houve algum barulho, mas que não perturbou algumas crianças (entre elas a Leonor ) cujas expressões manifestaram, todo o tempo, uma elevada atenção e até um certo deslumbramento.No final fui entrevistada por três crianças, muito amorosas,  do 4º ano.
Na segunda  sessão, com menos alunos e só do 4º ano, as crianças, muito participativas,  portaram- se muito bem.

1 comentário: