Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ano Internacional da Química (AIQ)

Sob proposta da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), 2011 é o ano dedicado à Química.
De entre as várias iniciativas destinadas às comemorações da efeméride, surgiu a ideia de dar a conhecer um pouco da história da Química, através de uma peça de teatro, dedicada essencialmente à população escolar. A iniciativa partiu da Dr.ª Lourdes Leitão, professora no Colégio dos Órfãos do Porto. A seu pedido, escrevi o texto que agora se publica. A ideia para o início da peça, entrada em palco de um grupo de saltimbancos, fazendo habilidades com o fogo, foi sugerida pela referida professora. A partir daí a peça surgiu e,” para o bem e para o mal”, é da minha inteira responsabilidade

O texto acima é a nota introdutória para o meu novo livro que brevemente deverá estar nas bancas.

Chama-se “Breve História da Química”, um livro para todos, mas essencialmente dedicado ao público infanto-juvenil

Ontem, a Drª Lourdes Leitão enviou-me dois documentos: um, o texto que a seguir anexo e o outro, uma imagem do cartaz que irá ser afixado pela cidade

“O GRANDE MUSICAL DA QUÍMICA”


No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química, três escolas do Grande Porto (Escola Salesiana Colégio dos Órfãos do Porto, Escola Secundária Inês de Castro, de Vila Nova de Gaia e a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, de Matosinhos) estão a desenvolver o projecto “ O Grande Musical da Química”.


O Teatro do Sol assumiu o desafio de pôr em palco esta divertida peça de teatro, com base no texto Breve História da Química da autoria de Regina Gouveia.
Na peça participam várias dezenas de alunos das três escolas envolvidas, dando vida a um conjunto de protagonistas, do qual se destacam os quatro elementos (Fogo, Terra, Água e Ar) e químicos notáveis, como Marie Curie.
O projecto tem como principal objectivo divulgar os principais marcos da História da Química, contextualizados na História do Teatro e na História Universal, celebrando as múltiplas contribuições desta ciência para a Humanidade. Trata-se de um projecto potenciador da motivação e sensibilização dos jovens para as disciplinas científicas, mas também para a História e para a Arte em geral, permitindo-lhes uma integração transversal de diferentes aprendizagens, a par do desenvolvimento de novas competências. O Grande Musical da Química representará ainda uma mais-valia para qualquer espectador, independentemente da sua idade.
O espectáculo será levado à cena no Rivoli Teatro Municipal nos dias:
- 20 de Junho, segunda-feira, às 21h30min, para o público em geral
- 21 de Junho, terça-feira, às 10h30min e às 15h30min, para as escolas
Os bilhetes têm um custo de 5 € e encontram-se à venda na bilheteira do Rivoli Teatro Municipal (223392201) ou em www.bilheteiraonline.pt .
Para qualquer esclarecimento ou marcação de grupos, contactar um dos professores responsáveis pela concepção/dinamização do projecto:
Maria de Lourdes Leitão [Colégio dos Órfãos]
mlourdesleitao@gmail.com
917584775
Maria da Conceição Mendonça e Maria de Fátima Sousa [Escola Secundária Inês de Castro]
cmilhais@gmail.com
fatima.s.f.sousa@gmail.com
964341331;  962554960
Jorge Vieira [Escola Secundária João Gonçalves Zarco]
jorgevieira.prof@gmail.com
910899949/938347823

No passado sábado fui assistir a um ensaio da peça. Gostei muito e daqui felicito os professores envolvidos no processo (talvez não se imaginem as horas que têm dedicado ao mesmo), o grupo de teatro do sol e, muito em particular os alunos que, religiosamente, todos os sábados de tarde se envolvem com afinco nos ensaios.

2 comentários:

  1. Não faltarei ao espectáculo no dia 20 de Junho.
    Parabéns pelo seu novo livro.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. O que é que esta Regina não faz'?, pergunto-me eu.

    É incrível a tua capacidade de criar e fazer com que todos participem nessa criação. Parabéns pela iniciativa e pelo talento, de que não duvidava.
    se puder lá estarei no dia 20.

    Bjo

    ResponderEliminar