Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 20 de junho de 2010

Poupam na farinha e esbanjam no farelo…

No passado dia 16 e após quatro anos lectivos, dei a minha última “aula” na UPP (Universidade Popular do Porto). Iniciado em 2006 um curso de Física e Poesia que, no primeiro ano foi de co-responsabilidade minha e da minha amiga Daisi Silva, o curso prosseguiu mais três anos só comigo, por razões de saúde da Daisi.

Foi uma experiência muito gratificante mas o tempo não chega para tudo…Quando comecei tinha muito menos solicitações (menos netos, menos pedidos de intervenções em escola e não só, etc, etc, etc)

Na última aula fui com as alunas (este ano só alunas) visitar o Museu de Ciência da FCUP (Faculdade de Ciência da Universidade do Porto) que funciona na antiga Faculdade, "nos Leões". Tendo como Director o Professor Doutor Luís Miguel Bernardo, que muito considero e de quem já aqui falei em texto anterior, tem como técnica superior Marisa Monteiro. Tendo passado uns breve anos pelo ensino secundário, tive o privilégio de ter sido sua orientadora de estágio. É sempre com muito carinho que nos recebe ( e digo “nos” porque tenho ido sempre acompanhada de “alunos”).

Essencialmente o Museu consiste neste momento numa sala em que os visitantes têm acesso a experiências desde a Física Clássica à Física Moderna e uma outra, mais recente, dedicada quase exclusivamente às energias alternativas

A par do que referi, a FCUP tem um grande espólio que faz parte do museu mas se amontoa em salas por falta de espaço (o edifício que pertencia à Faculdade de Ciências é hoje pertença da Reitoria pelo que o espaço destinado ao Museu é um pouxo exíguo) e de recursos humanos. O trabalho de pesquisa necessário para identificar certo material, a recolha e identificação de peças soltas, o restauro , etc,  justificariam uma equipa com uma dimensão diferente.

Por tudo isto, o Museu só pode ser visitado com marcação prévia pois não se encontra aberto ao público noutras condições.

Passámos a tarde no Museu.

Despedi-me das alunas com um até sempre, mas já com saudades.

Aqui ficam o endereço do site do Museu     e dois pósteres da nova sala de que a  Marisa muito gentilmente me enviou as fotos . Divirtam-se…




Existe ainda um outo espaço que merce visita. A sala Eureka, na actual Faculdade de Ciências, departamento de Física (Campo Alegre) . Também aí é preciso fazer marcação prévia.


Na mensagem anterior e a propósito de José Saramago, referi o quão pouco se valorizam alguns recursos, sejam eles materiais ou humanos. O que acabo de referir vem reforçar a minha opinião. Mas há mais. Parece que o Museu de Ciência da FCUL (Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa) vai ser extinto como tal,  e passar a ser uma dependência do Museu de História Natural.

Há um provérbio português que se aplica bem aos nossos governantes. Poupam na farinha e esbanjam no farelo

3 comentários:

  1. Tudo o que a Regina descreve já foi visto por mim e outras colegas quando fomos suas alunas na UPP. Que pena não poder continuar!!
    Eu gostei tanto das suas aulas, sempre com um sabor a poesia, que era capaz de me voltar a inscrever na disciplina.
    Os pósteres que enviou são fantásticos! Como é que eu consegui ler aquilo tudo tão bem?

    Um grande abraço,Regina.

    ResponderEliminar
  2. Graciete
    Obrigada pelas suas palavras.Tenho de facto pena de não ter tempo para continuar mas este ano já tive que faltar algumas vezes para poder satisfazer pedidos de escolas e mesmo assim tive que recusar muitos.
    Gostei mesmo de dar aquelas aulas. A relação com os "alunos" foi fantástica, em geral, e com a Graciete georou-se da facto uma grande empatia.
    Mas vamos continuar a encontrar-nos, no blogue e não só.
    Um grande abraço
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, ainda no outro dia quando visitámos o Botanico nos veio à mente como era possível deixar estragar as estufas tão grandes e com plantas tão raras, abandoná-las com os vidros partidos, sujos, etc. Em Lx parece que existe uma associação de voluntários que trabalham gratuitamente no Jardim Botanico. Perguntei aqui se haveria alguma coisa no género - até para a minha filha se entreter - e disseram-me que não, que aquilo era da responsabilidade da FCUP...

    Também eu não me importaria de frequentar um curso de Poesia e Física...ponho a primeira como prioritária, a segunda é-me mais hermética!
    Para te consolar, vai ver o meu blogue. Tens lá uma prenda.
    Bjo

    ResponderEliminar