Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ainda há lugar para a utopia….


Amanhã, dia 1 de março, é inaugurada em Vivacidade - Espaço criativo, a Exposição de Pintura Cor em Movimento, de Virgínia Barros autora do blogue com o mesmo título. A autora será apresentada pelo jovem mas já conceituado artista Domingos Loureiro de quem, tal como a Virgínia, tenho o privilégio de ser aluna de pintura

No passado dia 20, na Galeria Café Majestic, foi inaugurada a exposição de pintura de Teresa Silva Vieira que esteve patente ao público até ao dia 27 de Fevereiro.

A artista Teresa Vieira é proprietária da Escola Utopia onde decorrem as aulas de pintura acima referidas. A ela um grande abraço com o meu pedido de desculpas por só hoje fazer referência ao evento mas os meus últimos 15 dias têm sido um pouco atribulados


Para ambas os meus parabéns

Também no passado dia 26, a exposição “Memórias paralelas da Guerra Colonial”, reportagem fotográfica de Fernando Gouveia, passou da Vivacidade- Espaço criativo, para o Instituto das Artes e Ciências (Praça Carlos Alberto, nº 114, 115 e 116 Tel.: +351 22 339 02 69) onde ficará até 12 de Março


No próximo dia 6 de Março será inaugurada na Junta de Freguesia de Ramalde, uma exposição de Pintura Tradicional Indiana  com trabalhos adquiridos por Isabel Iglesias nas suas viagens pelo Oriente. A par da referida exposição, estarão expostos trabalhos seus que representam “Pedaços de Viagens”

Como não poderei vistar a exposição, estive hoje em casa de Isabel Iglesias a fim de apreciar os seus trabalhos e as pinturas indianas.
À medida que ia mostrando as pinturas, Isabel  ia explicando sumariamente as técnicas desde o madhubani, ao kalamikari  passando por patachitras, warli, phadas, tangkas, desenhos em bambu, pinturas tântricas e tribais.
Saí enriquecida . Tenho a certeza de que gostarão de ver a exposição até porque Isabel Iglesias estará lá para dar explicações sobre as diferentes pinturas

5 comentários:

  1. Tenho muita pena de não ter visto a exposição da Teresa. E eu sabia, mas passou-me por completo. Quanto à exposição no "clube" Vivacidade não sei se ainda irei a tempo. Mas a do seu marido vi, gostei e ainda esperei que ele chegasse porque me disseram que ele ia lá, nesse dia, para o cumprimentar e felicitar.Mas o tempo estava tão mau que acabei por me vir embora.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Muio obrigada, Regina, pela referência à minha exposição. Pessoas como tu fazem com que tudo valha a pena, és um incentivo fantástico e se nunca te tivesse conhecido, teria perdido muitos dos momentos mais "empolgantes" desta minha jornada nas artes.
    Costuma-se dizer que, de vez em quando, acontece uma "epifania" na nossa vida. Isso aconteceu quando resolvi escrever-te um mail a perguntar onde era a tua Escola de Pintura - a minha tinha fechado e eu andava perdida, pintando sempre, mas sem companhia.
    A Utopia é realmente diferente de tudo o resto, ainda ontem escrevi ao meu irmão que é um local onde não se sentem invejinhas ou ciumeiras, sede de protagonismo ou antagonismos. A "culpa" é dos promotores, Teresa e Zé e do nosso querido professor Domingos Loureiro. São pessoas muito especiais e que criam um grande ambiente à sua volta. Oxalá tudo corra bem amanhã na Vivacidade, outro local "sagrado". Já sinto "butterflies in my stomach" ( borboletas no estômago)....:)))
    Até amanhã!

    ResponderEliminar
  3. Só uma rectificação, amanhã é dia 1 de Março e não 22!! Já regressaste ao cosmos ou ainda andas no caos ?!!!! :)))

    ResponderEliminar
  4. Eu ando sempre na LUA..
    Desculpa o engano que já rectifiquei. Aliás também rectifiquei a informação sobre a exposição que vai estar na JF de Ramalde e que deves gostar de ver
    Obrigada pelas palavras que me dirigiste, mas que não mereço...
    Até amanhã

    ResponderEliminar