Bem-vindo, bienvenido, bienvenu, benvenuto, welcome....


Silêncio cósmico

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar todas as dores do mundo.

Regina Gouveia

NOVO BLOGUE

Retomei o blogue que já não usava há anos.

https://reflexoeseinterferncias.blogspot.com/

Dedico-o essencialmente aos mais novos mas todos serão bem vindos, muito em particular pais, avós, encarregados de educação, educadores ...


domingo, 10 de janeiro de 2010

Jacobeu e Intercâmbio cultural de arte

Como tenho vindo a divulgar, alunos da Escola Utopia vão participar, conjuntamente com artistas galegos, numa exposição itinerante sobre os caminhos de Santiago, integrada no Xacobeo 2010.
O ano Jacobeo também conhecido como Ano Santo, Jubileu, Ano Jubilar Compostelano, celebra-se por disposição papal, desde a Idade Média, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de Julho) coincide com um Domingo. Os mais recentes celebraram-se em 1999 e 2004. Celebra-se novamente em 2010.

Santiago Maior foi um dos quatro primeiros discípulos de Jesus. A palavra latina para Santiago é Iacobus de onde vem a palavra Jacobeu (Iacobeu em Latim e Xacobeo em Galego)

A exposição passará por 4 cidades portuguesas e oito galegas, terminando em Santiago de Compostela, em Dezembro de 2010. Em princípio, em cada local da itinerância, a exposição inaugurará no primeiro sábado de cada mês. Eventualmente o evento poderá ser adiado para o segundo sábado, se o adiamento se justificar. Foi isso que aconteceu no primeiro sábado de Janeiro que coincidiu com o dia dois, muito próximo das festividades da passagem de ano . Assim, a primeira mostra que decorreu no Porto, na galeria Utopia, teve lugar ontem, dia nove.
Apresento imagens de algumas obras, as cinco primeiras portuguesas (a minha é a 4) e uma galega(6)
A escolha teve como critério evidenciar diferentes abordagens de diferentes alunos
1                                                      2

3                                                       4
       
  5                                                         6  
      

1 comentário:

  1. Obrigada por teres escolhido o meu quadro para a tua selecção. Amanhã irei vê-los todos, estou com curiosidade. O teu blogue tem tanto que ler em dois dias, que preciso duma semana para conseguir chegar ao fim ...e mesmo assim...

    ResponderEliminar